Embrapa oferece curso gratuito sobre Hortaliças PANC

Selos com estamp de PANC

Seis das espécies estão ‘homenageadas’ em uma série de selos postais dos correios do Brasil

Entre os diversos cursos online oferecidos pela Embrapa, estão vários gratuitos, para serem feitos de acordo com o interesse próprio no ritmo desejado. Um destes cursos é sobre as Hortaliças PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais). São plantas que normalmente não estão na mesa das famílias, mas possuem características nutircionais relevantes.

O curso gratuito de produção doméstica de hortaliças PANC tem oferta contínua, ele é dividido em cinco módulos, que vão da conceituação deste tipo de alimento, até a forma de seleção para cultivo e seu uso na cozinha. Mais de 40mil pessoas já fizeram o curso de formação, que tem duração de cerca de 12 horas e disponibiliza, além das aulas gravadas, também fóruns de debate e enquetes sobre o tema.

As plantas alimentícias não convencionais possuem destacado potencial nutricional, como o teor de proteína e minerais em ora-pro-nóbis, de ômega-3 em beldroega, de ferro em taioba, de selênio em cariru, de luteína em capuchinha. Apresentam ainda reconhecido valor culinário, gastronômico e cultural. Por essas características, são fundamentais para a soberania e segurança alimentar e nutricional, para a mitigação das desigualdades sociais e para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.

Conteúdo Geral do Curso Produção de Hortaliças PANC para consumo doméstico

Conceituar Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)
Reconhecer a importância das PANCs
Listar as etapas do sistema de produção de diversas hortaliças PANC
Identificar estratégias eficazes de controle de pragas e doenças em PANC
Identificar as características nutricionais de diversas hortaliças PANC
Conhecer receitas para introduzir as hortaliças PANC na dieta familiar

Incrições em https://ava.sede.embrapa.br/enrol/index.php?id=306

Selos Postais estampados com PANC

Seis espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) estão representadas em uma série especial dos Correios. Foram selecionadas as espécies consideradas mais tradicionais e representativas no Brasil. São elas: vinagreira, taioba, jambu, mangarito, ora-pro-nóbis e bertalha. É possível comprá-los nas agências ou na loja virtual dos Correios. Os selos trazem o nome popular e o científico da planta ilustrada, foram ilustrados com técnica de aquarela e arte de Lidia Marina Hurovich Neiva.

Pimenta também estampa selos

Em 2015, a Embrapa Hortaliças contribui com os trabalhos dos Correios no lançamento de um série de selos que contemplou tipos de pimentas. Coube à Unidade selecionar imagens e informações sobre as pimentas dedo-de-moça, bode, malagueta e biquinho. Os selos podem ser adquiridos também na loja virtual dos Correios.

Lembre em Outras regiões: Encontro de Filatelia em São Paulo como foi o encontro de colecionadores, que aconteceu no final de 2023, aqui em São Paulo.

seis selos com estampa de plantas alimentícias não convencionais.