Mostra imersiva e sensorial que faz parte das comemorações pelos 80 anos do clássico da literatura, lançado em 1943 e traduzido em cerca de 290 línguas e dialetos de todos os continentes
A exposição imersiva Pegadas do Pequeno Príncipe será aberta esta quinta, dia 23, no segundo andar do Shopping Vila Olímpia, para uma curta temporada (a data de encerramento não foi divulgada!). A mostra, que já passou pelo Rio de Janeiro, faz parte das comemorações pelos 80 anos de um dos livros mais lidos do mundo. A criação que tornou o nome de Antoine de Saint-Exupery conhecido no mundo todo teve seu lançamento em 1943, e foi traduzida e publicada em países de todos os continentes, em 288 línguas e dialetos.
A curadora da mostra, Dra. Mônica Cristina Corrêa, é a reconhecida como a maior especialista do Brasil no tema. Ela traz à exposição um olhar expert, revelando detalhes e nuances que enriquecem a experiência dos visitantes no universo do Pequeno Príncipe. São 12 ambientes, em uma área total de 770m². “Percorrendo a exposição, o público poderá redescobrir a obra seguindo as pegadas do pequeno príncipe, que são também as do seu autor. Um mundo fascinante e rico de conhecimento e beleza.”, comenta Mônica.
Percorrendo a Exposição
O público inicia a visita conhecendo um pouco mais de Antoine de Saint-Exupéry. Em uma reprodução do escritório do autor, o visitante vai sentir o clima do início do século passado por meio do mobiliário, trilha sonora, figurinos, objetos pessoais e rascunhos do escritor, até as páginas do livro. As salas seguintes possuem referências marcantes da obra, como a lição sobre o Chapéu, o Elefante e a Jiboia ou O Carneiro Dentro da Caixa. Na sala dos asteroides, o público vai interagir com cada planeta e seus moradores, visitado pelo pequeno herói antes de sua chegada no deserto.
O ambiente que representa o Deserto será explorado pelos visitantes em uma sala com texturas e a instalação do Breguet-14, um dos aviões usados pelo autor ao longo de sua vida. O olhar sobre o cuidado com o planeta de Saint-Exupéry ganha uma sala com cenas da Terra em projeções em 360º. “Ao mergulhar os visitantes em um mundo interativo e imersivo, elementos de design cuidadosamente concebidos se unem à tecnologia para transmitir ensinamentos profundos de forma cativante”, diz Felipe Reif, sócio da Deeplab Project.
Ao longo dos seus 80 anos, o Pequeno Príncipe conquistou uma legião de admiradores que vivem os aprendizados e as pegadas do herói por toda a vida. Para esses fãs, a exposição será uma oportunidade de ir fundo em cada detalhe da obra ao lado de quem ama e conhecer mais sobre a vida do genial Antoine Saint-Exupéry
Hospital Pequeno Príncipe
A mostra “Pegadas do Pequeno Príncipe” terá parte da renda dos ingressos revertida para o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. Serão repassados diretamente ao hospital 10% da arrecadação da bilheteria. O Hospital Pequeno Príncipe é um dos mais respeitados hospitais exclusivamente pediátricos do país. A iniciativa busca contribuir com o funcionamento do complexo, que atende a crianças e adolescentes.
Para fazer doações diretamente, acesse o site do hospital em: doacaodireta.doepequenoprincipe.org.br
Pegadas do Pequeno Príncipe
Shopping Vila Olímpia
Rua Olimpíadas, 360, 2º piso
Estreia: 23 de maio - curta temporada
De terça a sexta, das 12h20 às 21h00
Sábado, das 10h20 às 21h00 e Domingos & feriados, das 12h20 às 20h00
Classificação: Livre
Ingressos ticketmaster a partir de R$ 19,80 (meia-entrada)
*Crianças até 3 (três) anos não pagam ingresso.
A exposição “Pegadas do Pequeno Príncipe” é apresentada pelo Ministério da Cultura e PRIO. Tem patrocínio do INSTITUTO CULTURAL VALE e da MAPFRE SEGUROS através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA. enquanto o VILA OLÍMPIA é o shopping oficial. Os apoiadores incluem a AIR FRANCE, a BIC, o HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE e a FONDATION ANTOINE DE SAINT EXUPÉRY e o Hotel oficial é o NOVOTEL. A bilheteria oficial é a TICKETMASTER. O marketing digital é desenvolvido pela ROAD e a plataforma UOL é nosso parceiro de mídia. A realização é uma colaboração entre SRCOM, V3A, DEEPLAB PROJECT, BGO, MINISTÉRIO DA CULTURA e GOVERNO FEDERAL DO BRASIL, UNIÃO E RECONSTRUÇÃO.