Encontro de Contadores de Histórias começa hoje, dia 20

imagem de um hall com muitas cadeiras posicionadas como publico voltadas a uma mesa no fundo com apresentadores, na ediçãõi 2018 do evento

A 13ª edição do Boca do Céu – Encontro Internacional de Contadores de Histórias, terá palestras e oficinas na Cinemateca e no SESC Vila Mariana, de 20 a 26 de maio.

Estão confirmadas as presenças de convidados e palestrantes de nove países, para o evento que tem abertura esta tarde na Cinemateca Brasileira. Além da narração, a programação do Encontro de Contadores de Histórias terá ainda oficinas, conversas, relatos de experiências e brincadeiras para crianças. Toda a programação é gratuitas e o ingresso é sujeito à lotação dos espaços. Haverá interpretação em Libras e audiodescrição, garantindo a acessibilidade do evento.

O Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias teve sua primeira edição em 2006, com objetivo de promover um espaço de reflexão sobre o uso da narrativa oral na educação e cultura. O evento promove encontros entre ‘narradores’ de diversas origens, proporcionando trocas de ideias, inspirações e contato com o que se promovo através da arte da narração em ações educativas, culturais, sociais e estéticas, nos vários países.

Este ano, o tema será Aproximações do Encantamento. Estão programadas cerca de 60 atividades dos dias 20 a 26 de maio, entre conversas, relatos de experiências e narrações na Cinemateca Brasileira, no SESC Vila Mariana e Biblioteca Municipal Viriato Corrêa. Estarão presentes artistas de vários estados brasileiros e de países como Argentina, Bélgica, Burkina Faso, Canadá, França, Estados Unidos, Senegal e Turquia. A curadoria é de Regina Machado, professora, contadora de estórias e referência nos estudos da tradição oral.

A organização do evento destaca especialmente entre a programação nacional a participação de quatro palestrantes. Na Cinemateca, escritor, compositor e professor Luiz Antônio Simas vai falar sobre Brasilidades Encantadas, terça, 21, às 16h. Na quarta, a pesquisadora Bia Machado discute o autoconhecimento nas tradições do Judaísmo, Cristianismo e Islam em Auto-conhecimento no mundo encantado, também às 16h. E na quinta, a palestrante, artista e drag queen Rita Von Hunty vai falar sobre as questões de gênero na narrativa.

O quarto palestrante destacado é o artista plástico, pesquisador e filósofo Gandhy Piorski, que vai falar sobre Os Encantamentos na Cultura da Infância, no sábado, 25, às 11h30, no SESC Vila Mariana. O local será também palco de narrações à noite, com convidados nacionais e internacionais, a partir desta terça. Como característica do próprio SESC, haverá também diversas atividades para crianças. O encerramento do Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias no domingo, terá uma programação toda voltada para crianças e família, lá no SESC, com narrações para bebês, narração para crianças e famílias e um espetáculo com Gabriel Levy, A Magnífica, Tião Carvalho e outros convidados, na Praça Central.

ENDEREÇOS DO EVENTO*
Cinemateca Brasileira
Oficinas, rodas de conversa, rodas de histórias, narrações de estórias
Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino

SESC Vila Mariana
Oficinas, noites de narração, conversas e o encerramento do evento
Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana

Biblioteca Viriato Correa
Narração para crianças
R. Sena Madureira, 298 – Vila Mariana

*haverá também oficinas em outros locais, porém as inscrições já foram encerradas

Programação detalhada por data pelo link: bocadoceu.com.br

O Encontro Internacional de Contadores de Histórias Boca do Céu 2024 é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú e da Rede Itaú. Tem parceria com o SESC e conta com apoio da Cinemateca Brasileira e da Sociedade Amigos da Cinemateca, da Embaixada da França no Brasil, do Canada Council for the Arts e da Wallonie Bruxelles International.