Filmes produzidos a partir da cobertura do jornalista brasileiro nas guerras da Ucrânia e da Síria serão exibidos nos dias 04, 05 e 06 de julho de forma paralela à mostra de fotografias dos conflitos
O fotojornalista e documentarista Gabriel Chaim passou os últimos 10 anos realizando coberturas em área de conflito, passando pela guerra da Síria, os conflitos no Iraque, Armênia e Iêmen, depois Ucrânia e, recentemente, a cobertura da crise em solos israelense e palestinos. No Brasil ficou muito conhecido também pelos boletins direto do front que fez para a televisão, além de suas fotografias.
Todo esse registro foi organizado em um livro e também na mostra fotográfica “10 anos de guerras sem fim”, em exibição no Museu da Imagem e do Som, aqui em São Paulo, no Jardim Europa, no programa “Maio Fotografia no MIS 2024”. Paralelamente à exposição, acontece dde quarta a sexta-feira, 04 a 06 de julho, a exibição de três documentários produzidos pelo próprio Chaim, com entrada gratuita, no Auditório MIS.
Maio Fotografia no MIS 2024
Exibição até 28 de julho
Av. Europa, 158, Jd. Europa.
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Entrada gratuita às terças-feiras e na terceira quarta-feira do mês
Classificação indicativa 10 anos
Mostra Gabriel Chaim (documentários)
De quarta (04) a sexta (06), às 19h.
Retirada de ingressos 1h antes de cada sessão, na bilheteria do MIS
Não é preciso ir à exposição para assistir aos documentários
Doc.MIS – Mostra Gabriel Chaim
Quarta (04/7 às 19h) – “Abrigo, inocentes sob ataque”(2022)
Filmado ao longo dos três primeiros meses da guerra na Ucrânia, o documentário de Chaim lança luz sobre os protagonistas muitas vezes esquecidos em um conflito: aqueles duramente afetados, mesmo longe dos fronts de batalha, como mulheres que dão à luz em maternidades improvisadas nos subsolos de hospitais. O filme apresenta histórias emocionantes de solidariedade, coragem e dor.
Quinta (05/7 às 19h) – “Aliados”
No documentário, Chaim acompanha o avanço das Forças Democráticas Sírias, lideradas por combatentes curdos, nos últimos cinco meses da batalha contra o Estado Islâmico. O filme também revela o sofrimento de mulheres e crianças que fugiram do pesado bombardeio contra Baghouz, o último reduto do grupo.
Sexta (06/7 às19h) – “Síria em fuga”
O documentário retrata as vítimas e as testemunhas de uma guerra civil que, em 2015, já tinha levado 6,5 milhões de pessoas a abandonar suas casas. Em Alepo, crianças encontram abrigo em uma escola subterrânea, um médico se dedica a assistir os feridos nas frentes de batalha e rebeldes lutam contra o regime e contra o Estado Islâmico.
O livro “10 anos de guerras sem fim” pode ser adquirido online, no site da editora (neste link)