18º Salão do Artesanato acontece na Bienal de quarta a domingo

baner com a frase A Arte Fora de Sérei, e o titulo do evento, há fotod de algumas peças de artesanato e uma mulher sorrindo

Evento é aberto ao público e tem uma programação permanente de exposições e vendas, além de um ciclo de palestras e oficinas artísticas ministradas por mestres-artesãos.

Este é por natureza um evento de negócios, mas recebe gratuitamente o público em geral, inclusive com a possibilidade de participação em várias oficinas. O 18º Salão do Artesanato acontece entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, aqui no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera, das 11 às 21h. Para amantes do artesanato, haverá exposições, uma área de venda de trabalhos realizados por artesãos de 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e ainda um espaço de gastronomia.

O cadastro oficial de artesãos no Brasil vem sendo feito pelo Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Segundo dados do PAB, o estado com maior número de artesãos é o Ceará, com 21.251 cadastrados. Na sequencia vem a Bahia com 18.382, Alagoas, com 17.115, Rio de Janeiro com 17.652 e Pernambuco com 14.860. São Paulo tem 9.735 artesãos cadastrados e o estado com o menor número é Amapá com 1066 artesãos.

Para o Salão do Artesanato, foram selecionados em torno de mil artesãos de todo o país, para expor e vender suas peças. O evento terá ainda a participação de artesãos selecionados pelo Sebrae TOP 100 Artesanato, programa que identifica e premia as unidades produtoras de artesanato mais competitivas do País, com base em critérios como qualidade e compromisso socioambiental, entre outros. O Sebrae trará artistas de 27 estados.

Diversas áreas de exposição, de comercialização e de troca de informações estarão à disposição dos empreendedores e do público visitante tendo sempre como objetivo tornar o produto artesanal conhecido entre potenciais compradores, garantir a credibilidade no mercado e propiciar a realização de negócios. Haverá também oficinas ministradas por artesãos de diferentes estados, que vão ensinar algumas técnicas simples, sem necessidade de conhecimento anterior (programação abaixo).

O evento vai ocupar o piso térreo, o primeiro pavimento e o mesanino da Bienal. No térreo estão expondo artesãos de 23 Estados, selecionados pelo PAB, e ainda exposições de peças do artesão homenageado J. Borges, um dos maiores nomes da xilogravura brasileira, falecido em julho deste ano.
No primeiro pavimento estarão os artesãos selecionados pelo Sebrae, apresentando e vendendo seus trabalhos. O mezanino será o local do “Festival Gastronômico Brasil Na Panela”, com a Chef Luiza, da Rota do Acarajé e a Chef Angelita Gonzaga, do Espaço Arimbá.

O público também poderá apreciar a arte do reuso, da economia circular. A Exposição de Artesanato de Reciclagem e Reproveitamento – “Uma Reflexão sobre a Questão Ambiental no Ambiente da Produção Artesanal” reune peças de 13 artesãos, entre eles Claudio Garcia (Trabalho Beco da Doca), Sandra Cantão (Casulo), Nei Nanzi (São Miguel Arcanjo) e Antônio Marcos (São Francisco).

Os empreendedores do setor, credenciados no evento, terão algumas facilidades, uma vez que o evento é voltado para eles como finalidade. A entrada para este grupo será liberada pelo menos uma hora antes do público em geral. Haverá espaço para rodadas de negócios e networking, uma área de descanso e ainda local para guardar seus materiais e compras, para não precisarem carregar durante a visita, além de outras questões de logística de entrega, em suas localidades.

18º Salão do Artesanato
De 28 de agosto (quarta) a 1º de setembro (domingo)
Das 11h às 21h, com entrada gratuita
Pavilhão da Bienal no Ibirapuera.
Informações adicionais em salaodoartesanato.com.br

Programação
Quarta – 28 de agosto
9h30 – Solenidade de Abertura (convidados)
11h – Abertura ao Público
11h15 – Show dos Trovadores Urbanos – Homenagem a Rolando Boldrin
12h às 13h30 – Oficina de Cerâmica – Artesã Marisa Silva (SP)
14h às 15h30 – Oficina De Artesanato (Mãos e Mentes Paulistanas)
16h às 17h30 – Oficina De Artesanato (Mãos e Mentes Paulistanas)
19h – Desfile com o estilista Antônio Castro
20h – Bate Papo com o Estilista Antônio Castro
21h – Encerramento
Quinta – 29 de agosto
11h – Abertura
12h às 13h30 – Oficina de Trançado de Taboa – Artesã Maria Da Luz (PI)
14h às 15h30 – Oficina de Artesanato (Mãos e Mentes Paulistanas)
16h às 17h30 – Oficina de Artesanato (Mãos e Mentes Paulistanas)
16h30 às 18h – Palestra – “Soluções Logísticas Nacionais e Internacionais” – Correios
19h – Apresentação Musical – Claudio Lacerda – Toadas e Clássicos da Música Caipira
21h – Encerramento
Sexta – 30 de agosto
11h – Abertura
12h às 13h30 – Oficina de Bordado à Mão com pontos livres – Artesã Elisete Silva De Almeida (BA)
14h às 15h30 – Oficina de Artesanato (Mãos e Mentes Paulistanas)
16h às 17h30 – Oficina de Artesanato (Mãos e Mentes Paulistanas)
19h – Apresentação Musical – Trio Gato Com Fome – Samba
21h – Encerramento
Sábado – 31 de agosto
9h Às 10h30 – Palestra – “Como Impulsionar As Vendas Com E-Commerce” – Correios
11h – Abertura para o público
12h às 13h30 – Oficina de Bricolage – Artesã Magda Dias (AL)
14h às 15h30 – Oficina de Artesanato (Mãos e Mentes Paulistanas)
16h às 17h30 – Oficina de Artesanato (Mãos e Mentes Paulistanas)
19h – Apresentação Musical – Miltinho Edilberto – Forró
21h – Encerramento
Domingo – 1º de setembro
11h – Abertura
12h às 13h30 –Oficina de Garrafa Pet – Artesão Claudinei Nanzi (SP)
14h – Oficina de Artesanato (Mãos e Mentes Paulistanas)
17h – Roda De Conversa – Mãos e Mentes Paulistanas – Tema: Tendências
21h – Encerramento

O Salão do Artesanato é realizado pela Rome Eventos em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, apoio da CAIXA e participação do SEBRAE Nacional e da Confederação Nacional de Artesãos (Conart).