Festival Paralímpico acontece amanhã (21) em todo o país

imagem de edição anterior do festival, com duas crianças jogando tenis de mesa, uma cadeirante e outro em pé, e vários outros ao redor.
Festival Paralímpico em São Paulo terá oficinas de tenis de mesa, além de badminton e atletismo. Foto: Alessandra Cabral/CPB

Com inscrições ainda abertas, o evento já havia batido recorde de inscrições nesta quinta, dia 19, com cerca de 22 mil crianças e adolescentes inscritos em todo o país

O Festival Paralímpico é realizado todos os anos, desde 2018, com uma interrupção apenas durante a pandemia. A cada nova edição, mais sedes em diferentes cidades aderem ao evento e este ano serão 120 municípios, em 27 estados brasileiros. O objetivo é proporcionar uma vivência do paradesporto, mostrando não apenas às crianças e adolescentes essa possibilidade de atividade, mas também aos adultos para que conheçam, apoiem e respeitem cada vez mais.

Em cada local do Festival Paralímpico serão realizadas oficinas de diferentes modalidades. Em São Paulo, o evento acontece no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, distante 1,5km do metrô Jabaquara e haverá vivências de atletismo, badminton e tênis de mesa. Além da edição que acontece este sábado, 21, celebrando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22), haverá uma segunda edição no dia 07 de dezembro.

Recorde de Inscrições

A primeira edição do Festival Paralímpico aconteceu em 2018, em 48 sedes, com a participação de cerca de 7 mil crianças. No ano seguinte, o número de locais participantes saltou para 70 e foram em torno de 10 mil inscritos. A pandemia de Covid-19 impediu a realização do Festival Paralímpico em 2020 e na retomada do calendário em 2021, foram novamente 70 sedes com um número de 8mil inscritos. Este número voltou a crescer em 2022, com 15 mil crianças e adolescentes participantes.

A difusão do paradesporto vem sendo ampliada e mais pessoas são atraidas pela possibilidade de realizar uma atividade física apesar de alguma deficiência que tenham. Para a edução infantil é fundamental o esporte e no caso de crianças com qualquer tipo de deficiência, estas atividades são igualmente ou mais importantes ainda. No ano passado, 2023, foram realizadas duas edições do Festival Paralímpico, em maio e setembro, reunindo 21 mil crianças e jovens em cada uma delas.

Neste ano paralímpico, novamente serão duas edições, porém ambas no segundo semestre, uma vez que os primeiros meses foram dedicados intensamente ao preparo de nossos atletas para a competição em Paris (lembre aqui). Podem participar do evento crianças e jovens entre 08 e 17 anos, com ou sem deficiência, sendo que para quem não tem deficiência o número de vagas é restrito a 20% do total. Confira (neste link) as sedes do Festival nas várias cidades participantes. A relação está em ordem alfabética por Estado!

Festival Paralímpico Loterias Caixa
Sábado, 21 de setembro, das 8h30 às 12h
Para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com ou sem deficiência
Inscrições até sexta, dia 20.
Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br
Em São Paulo, capital as atividades serão no CT Paralímpico e o link para inscrições é este!
Endereço: Rod. dos Imigrantes, s/n, Km 11,5 (próximo ao São Paulo Expo, a 1,5km do metrô Jabaquara)