Íntegra da nota divulgada nesta segunda, 23 de setembro, pelo Ministerio dos Povos Indígenas
Em uma semana, registrada a morte de dois indígenas Guarani Kaiowá em Antônio João.MS [n.r.]
O Ministério dos Povos Indígenas comunica que uma equipe da pasta está em Mato Grosso do Sul desde a última sexta-feira (20) coordenando uma comitiva interministerial formada também pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), pelo Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e pela a ouvidoria da Funai.
Assim que tomou conhecimento, hoje (23), sobre a morte do indígena Guarani Kaiowá Fred Souza Garcete, a comitiva se deslocou até Ponta Porã para acompanhar a perícia necroscópica realizada na mesma data pela Polícia Civil em conjunto com peritos da Força Nacional.
De acordo com informações preliminares, não teriam sido evidenciadas lesões corporais provocadas por arma de fogo e arma branca, o que apontaria a decorrência da morte como um possível acidente de trânsito. O MPI aguarda o laudo final da perícia, reforça a necessidade de rápida apuração acerca das circunstâncias e seguirá acompanhando as investigações junto aos órgãos responsáveis.
Prestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a todo povo Guarani Kaiowá por essa triste perda. Repudiamos, ainda, qualquer ato de violência contra os indígenas como as registradas na última semana na TI Indígena Ñande Ru Marangatu. Somente a conclusão dos processos demarcatórios e a posse plena dos territórios podem garantir a segurança e a vida dos indígenas.
Acompanhe as notícias do Ministério, como sobre a questão dos conflitos nas terras de indígenas Guarani Kaiowá no MS, no site (link) e também no Instagram (link).