Conteúdo extra com foco nas crianças é publicado no canal de Pri Leite Yoga, no Youtube
Durante o período de quarentena, a busca por atividades diversificadas para o confinamento parece não ter fim. O lado positivo da história é que, cada vez mais, as opções de atividades saudáveis aparecem. Para as crianças, várias escolas mantiveram aulas online em um período, mas diversas outras optaram por férias. A professora Priscilla Leite sugere o Yoga como uma forma de combater o estresse e ainda aproximar pais e filhos, especialmente nesse período.
Com experiencia de aulas online desde 2013, a professora foi uma das pioneiras do segmento no YouTube, com seu canal Pri Leite Yoga e a Plataforma Girassol. Para o período de quarentena, ela criou aulas e conteúdos especialmente para as crianças, divulgados sempre às sextas-feiras. Os benefícios do Yoga, segundo a professora, vão além da diversão, ajudando no desenvolvimento dos pequenos. A prática envolve habilidades nos campos físico, emocional e cognitivo e ajuda no aumento da concentração e da confiança das crianças.
“Apesar da prática com crianças ser diferente do que com os adultos, essa pode ser uma oportunidade lúdica para os pequenos se conectarem com o seu corpo e respiração, no seu próprio tempo e com muita diversão, resultando em relaxamento tanto para as crianças, quanto para os pais. A prática pode ser prazerosa e divertida para todos” comenta, Priscilla Leite.
Como todas as atividades lúdicas propostas a crianças, especialmente neste momento mais estressante em que vivemos, o Yoga não deve ser imposto. Caso, em um primeiro momento, as crianças não queiram participar das aulas, não se preocupe.
A professora Priscilla sugere que os pais façam as aulas enquando a criança assiste. A curiosidade pode fazê-las querer participar de alguns momentos, o que deve ser incentivado. Será uma diversão, em que aos poucos a criança por si mesma vai descobrindo a sua respiração, aprendendo os nomes das posturas e assim por diante.
Algumas das posturas de Yoga que Priscilla Leite ensina às crianças são a Postura do Cachorro, a da Cadeira, a da Cobra e da Árvóre, descritas abaixo.
POSTURA DO CACHORRO
Comece sobre os quatro apoios. Firme os dedos dos pés e eleve os quadris para o alto, com os glúteos voltados para o teto e a coluna longa. Deixe a cabeça solta para que o pescoço se alongue. A região do pulso deve ficar paralela à borda da frente do tapete. Pressione o chão com as juntas das mãos e os dois primeiros dedos (polegar e indicador) para aliviar a pressão nos punhos. Respire profundamente pelo menos três vezes nessa posição.
POSTURA DA CADEIRA
Comece em pé. Depois flexione os joelhos, empurre os quadris para baixo e para trás como se estivesse se sentando em uma cadeira, e eleve os braços para o alto até que fiquem nas laterais do rosto. Olhe para frente e certifique-se de poder enxergar os dedos do pé. Se não conseguir, sente-se mais para trás até que possa. Abaixe os ombros, distanciando-os das orelhas, e olhe levemente para cima. Respire profundamente pelo menos três vezes nessa posição.
POSTURA DA COBRA
Comece deitado de bruços com os pés levemente separados. Posicione as palmas das mãos sob os ombros e depois alongue-se encaixando o cóccix e comece a empurrar o tórax para frente e para cima. Mantenha os cotovelos próximos ao corpo e comece a esticar os braços até um ângulo que não force as costas. Olhe levemente para cima. Respire profundamente pelo menos três vezes nessa posição.
POSTURA DA ÁRVORE
Fique em pé com um pé e gire o joelho oposto. Em seguida, coloque a planta do pé oposto no tornozelo, panturrilha ou coxa. (Evite colocar a sola na parte interna do joelho.) Coloque as palmas das mãos juntas na frente do coração ou encare-as com as palmas para cima.