Releitura de Márcia Haydée para o clássico de fim de ano estreia dia 30 de novembro de Teatro Sérgio Cardoso para três semanas de apresentações e atividades educativas
Espetáculo assinado pela coreógrafa Márcia Haydée especialmente para a São Paulo Companhia de Dança em 2022, volta a ser exibido no dia 30 de novembro no Teatro Sérgio Cardoso. O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos. Serão três semanas de apresentações, todas com recurso de audiodescrição e libras. Como acontece em várias montagens da SPCD, o público interessado poderá participar de uma conversa com Inês Bogéa, diretora artística da companhia, 45 minutos antes do espetáculo.
Intitulada Tornar visível o invisível, esta temporada foi inspirada pelo poema de Orhan Pamuk: “O amor é a capacidade de tornar visível o invisível e o eterno desejo de sentir o invisível em nós próprios”.
Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos, é uma releitura do clássico de E.T.A. Hoffman, exibido pela primeira vez na Rússia, em 1892. A história narra a experiência de dois irmãos em uma noite de Natal especial, quando um boneco quebra-nozes ganha vida e os conduz em uma jornada inesquecível por um reino mágico e dançante. A versão de Márcia Haydée, nas palavras da coreógrafa, foi um desejo de “fazer um Quebra-Nozes brasileiro, assim como somos”.
Ela traz referências do Brasil para a história russa, incluindo passagens por mundos da capoeira, do samba, das danças urbanas e claro, do balé clássico. Márcia transformou ainda a relação de implicância dos irmãos protagonistas do original em carinho e companherismo. “Depois de tudo que o mundo passou nos últimos tempos, quis trazer um pouco de alegria por meio da arte”, comentou a artista, que criou sua versão pouco depois da pandemia.
O mundo de magia de Márcia Haydée traz referências e homenagens à sua família. Drosselmeyer, o padrinho excêntrico de Clara no original, é um inventor com uma oficina cheia de elementos mágicos, inspirado no avô de Márcia. No Reino das Luzes, os irmãos são levados ao Mundo dos Sonhos e são recebidos por Vega, a estrela mais brilhante da constelação. Como no original de 1892, a história é conduzida por uma das composições mais famosas de Tchaikovsky, unindo a tradição do balé à inventividade de Márcia.
A Temporada apresentará ainda Espetáculo Gratuito para Estudantes e Idosos, que acontece no dia 4/12, às 19h. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia no site (spcd.com.br/educativo/inscricoes).
O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos, de Márcia Haydée
30 de novembro e 1º de dezembro, 5 a 8 e 12 a 15 de dezembro
Quintas e sextas, às 20h, Sábados, às 16h e às 20h e aos domingo, às 16h
Teatro Sérgio Cardoso
R. Rui Barbosa, 153, Bela Vista
Classificação Livre
Duração: 1 hora e 40 minutos
Ingressos a partir de R$ 25 (balcão-meia), à venda pela sympla, ou na bilheteria do teatro.
Ficha Técnica
O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos (2022)
Coreografia: Márcia Haydée
Assistentes de Coreografia: Aline Campos e Beatriz Hack
Assistente de Coreografia (Dança Do Papai Noel): Ciça Veronese}
Técnica de Kobudo: Gunter Schöberl
Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), Get up Off, de Stro Elliot mixada por Matheus Carrato Alexandre; Jingo Bells, de Stefen Swansoon; e Fertility of the Sea, de Eitetsu Hayashi
Iluminação: Wagner Freire
Figurinos: Tânia Agra
Cenografia: Nicolás Boni
Duração: 1 hora e 40 minutos
Ministério da Cultura e o Governo do Estado de São Paulo apresentam a São Paulo Companhia de Dança, com patrocínio do Itaú e do Grupo Comolatti, uma realização Ministério da Cultura, Governo Federal e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Lembre em Cisne Negro apresenta “O Quebra-Nozes” no Ibirapuera, como foi a versão do clássico na companhia fundada por Hulda Bittenciourt.