Programa divertido, ainda que inusitado, para o fim da tarde do Dia de Natal: ir ao cinema assistir a continuação da saga de Chicó e João Grilo
Em todas as semanas do ano, a quinta-feira é o dia de estreias no cinema. O Auto da Compadecida 2 já chega rompendo essa tradição e estreando em pleno dia de Natal, uma quarta, dia 25 de dezembro. O filme é um dos mais aguardados do ano e estará em cartaz na maior parte dos cinemas da capital paulista, inclusive em todos os cinemas mais próximos à região de Moema. A classificação indicativa é para 12 anos de idade e pode ser uma opção interessante de programa para o Natal, para as famílias que quiserem algo diferente para a tarde ou noite desta data.
Dirigido por Guel Arraes, que assinou a direção do primeiro filme, há 25 anos, e Flávia Lacerda, O Auto da Compadecida 2 é uma continuação do primeiro longa. Ele mostra a pequena Taperoá, na Paraíba, nos anos 1950, duas décadas após a ‘morte e ressureiçao’ de João Grilo, que havia desaparecido da cidade. No elenco, além da dupla principal que retoma seus papéis com extrema naturalidade, Selton Mello (Chicó) e Matheus Nachtergaele (João Grilo), o longa traz ainda mais estrelas.
Apesar de algumas criticas indicarem que é preciso ter assistido à primeira trama para entender a continuação, isso não é totalmente necessário. Os personagens centrais recontam alguns fatos que tem implicação direta nos acontecimentos do novo filme. Novos personagens envolvidos na história também dispensam o carater obrigatório de se conhecer o passado, uma vez que eles são novidade na história. A disputa central em que João Grilo reaparecido se envolve gira em torno de dois novos personagens na trama e uma disputa eleitoral.
A rotina de Taperoá, com a igreja em ruínas e ainda a seca, parece ser bastante pacata 20 anos depois da primeira história. Chicó (Selton Mello) vive só, a espera do retorno de seu grande amor Rosinha (Virgínia Cavendish), vendendo santinhos de madeira e contando a turistas a história de João Grilo. O retorno inesperado do amigo que ele julgava morto agita toda a cidade. Os pequenos golpes e trapaças inocentes, envolvem novos personagens na trama, como Arlindo (Eduardo Sterblitch) e Coronel Ernani (Humberto Martins), que vivem um comerciante oportunista e um coronel aproveitador, ambos disputando uma eleição.
A nova trama envolve romances com a chegada de Clarabela (Fabíula Nascimento), filha do Coronel e mais trapaças, com o hilário Antônio do Amor (Luiz Miranda), amigo que João Grilo fez no Rio de Janeiro. E o clima tenso-divertido também aparece com o retorno do cangaceiro Joaquim Brejeiro (Enrique Diaz), que acreditava na história de ressureição de João Grilo, mas no desenrolar da história decide matá-lo novamente.
Não se deve ir ao cinema com uma expectativa muito elevada. O filme é bom, tem momentos super divertidos, um elenco fantástico e recria o universo de Ariano Suassuna novamente. Mas por não trazer grandes novidades, talvez não empolgue demais. O ano de 2024 teve lançamentos fantásticos no cinema, tanto em filmes nacionais, como em filmes estrangeiros ‘não hollywodianos’. Essa concorrência, possivelmente seja causa do posicionamento de O Auto da Compadecida 2 fora dos melhores do ano.
O Auto da Compadecida 2 (Brasil, 2024)
Direção: Guel Arraes, Flávia Lacerda
Duração: 114 min
Gênero: Comédia Dramática
Classificação indicativa: 12 anos
No PlayArte do Shopping Ibirapuera serão duas sessões diárias (link)
Sinopse: Depois de 20 anos desaparecido, João Grilo retorna à pequena Taperoá para se juntar ao seu velho companheiro Chicó. Acontece que agora ele é recebido como uma celebridade na cidade. Afinal, reza a lenda que havia sido morto por bala de espingarda e ressuscitado após um julgamento que tinha o Diabo como acusador, Nossa Senhora como defensora e o próprio Jesus Cristo como juiz. Disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade, ele faz de tudo para finalmente aplicar o golpe que vai lhe render muito dinheiro e, quem sabe, vida mansa – como se fosse possível que ele se aquietasse. Só que nada sai como planejado e ele terá que recorrer à Compadecida novamente.
Faça o primeiro comentário a "Auto da Compadecida 2 estreia nesta quarta (25)"