Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma dica de turismo religioso católico, e também de história
São Francisco de Assis, protetor dos animais, foi também o criador do primeiro presépio da história! Seu trabalho junto aos mais pobres o levou a esta ideia. Conta a Igreja Católica que ele estava explicando a um grupo de pessoas humildes e não alfabetizadas as circunstâncias do nascimento de Jesus Cristo e, como era difícil a compreensão, decidiu representar com figuras a cena daquele momento. O religioso teve autorização dos comandantes da igreja e criou, sem querer, a tradição que se repete ao longo dos séculos.
Na capital paulista, na região da Luz, está o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP). Seu acervo começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo. Em suas viagens, principalmente pelo interior do Estado, ele recolhia imagens sacras de igrejas e pequenas capelas que seriam demolidas. A fundação do MAS, em 1970, contou com estas obras de arte, que estavam sob a sua guarda.
Entre os presépios expostos no MAS-SP, um tem maior destaque e está em um espaço exclusivo. O Presépio Napolitano, foi uma doação de Ciccillo Matarazzo, e tem mais de 1.600 peças trazidas da Itália, incluindo 390 figuras humanas. Além da cena da natividade de Jesus de Nazaré, o presépio reproduz uma vila na Sicília, com diversos personagens como ferreiro, sapateiro, barbeiro, verdureiro, pastores e homens do campo.
O presépio é rico em detalhes, inclusive nas roupas das figuras humanas, estas costuradas no Brasil. Os variados tecidos usados para esta produção, ainda nos anos 50, foram produzidos na Tecelagem Santa Constancia, de Gabriella Pascolato, mãe da consultora de moda Costanza Pascolato. O presépio passou por outros museus, mas desde 1999 está aberto ao público no MAS-SP, em uma sala própria, com 110m². Quem não puder conhecer pessoalmente o Presépio Napolitano pode fazer uma visita virtual, neste este link, que tem diversas fotos de detalhes, incluindo esta que ilustra a matéria.
Outros presépios em cartaz
O Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta ainda outras exposições que homenageiam esta tradição. As mostras, intituladas “Os Presépios Barristas Lusitanos”, “Presépios Brasileiros” e “Bandeiras, Violas e Figueiras: a Natividade no Vale do Paraíba”, foram organizadas em parcerias do MAS-SP com outras instituições. Cada um deles apresenta uma perspectiva diferente sobre a concepção e a riqueza cultural envolvida na representação do nascimento de Cristo.
Os Presépios Barristas Lusitanos destacam o artesanato em barro da tradição portuguesa, ressaltando a ligação histórica entre o Brasil e Portugal. A mostra Presépios Brasileiros celebra a diversidade cultural de nosso país, com influências dos povos originários, dos africanos e europeus. Já a exposição “Bandeiras, Violas e Figueiras: a Natividade no Vale do Paraíba”, mostra a cultura e a arte daquela região, não tão distante da capital. A mostra é uma parceria com o Museu do Folclore de São José dos Campos.
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676 – Entrada pelo estacionamento
Estacionamento Gratuito (sujeito a lotação) na Rua Jorge Miranda, 43
Estação de metrô próxima: Tiradentes, linha 01- azul.
Ingressos do Museu a R$6,00 (gratuidade aos sábados).
Funcionamento: terça a domingo – das 9h às 17h (entrada até 16h30).
Faça o primeiro comentário a "A tradição do Presépio de Natal exposta em Museu"