Mempodera recebe o Selo de Direitos Humanos e Diversidade

imagem de duas representantes da ONG mostrando os premios em frente a um backdrop do programa da prefeitura
Mayara e Lídia, coordenadora e diretora do Mempodera, recebendo o Selo de Direitos Humanos e Diversidade (divulgação)

ONG que promove o empoderamento feminino através da luta olímpica e ensino de inglês de forma gratuita em cinco diferentes praças tem o reconhecimento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

A Mempodera é um projeto social iniciado por uma ex-atleta olímpica de Wrestling, há cerca de nove anos, que trabalha com meninas de 06 a 17 anos, em cinco diferentes cidades brasileiras. Aline Silva percebeu em sua própria experiência a importância do esporte e do conhecimento do idioma inglês para a vida. As alunas dos polos do projeto têm aulas semanais de luta olímpica e inglês, com foco no aprendizado, empoderamento e conscientização.

A organização recebeu, no último mês de novembro, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade – 7ª Edição (2024-2025), promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SDHC), da Prefeitura de São Paulo. A certificação reconhece as boas práticas de gestão da diversidade e a promoção dos direitos humanos em organizações do setor público, privado e do terceiro setor. A Mempodera participou do edital para este Selo com outras 438 organizações, um número recorde de inscrições na 7ª Edição do Selo, de acordo com a SDHC. De todas as iniciativas inscritas, 235 foram premiadas.

Este reconhecimento, como uma das organizações que visam promover a inclusão social por meio de atividades esportivas e educacionais, coroa um trabalho de mais de 08 anos. São atendidas meninas e adolescentes em cinco diferentes cidades brasileiras em São Paulo e no Maranhão: Cubatão – SP; Itariri – SP; Pedro de Toledo – SP; São Luís – MA e São José de Ribamar – MA. Além das duas aulas de esporte e das duas aulas de idioma que acontecem semanalmente, os grupos tem rodas de conversa e debates que promovem a conscientização de suas potencialidades.

Nosso objetivo é promover igualdade de gênero através do esporte, empoderando jovens para que saibam que elas podem escolher ser o que quiserem na vida. Esporte é educação, te ensina a vida!”

O Wrestling é disputado nos Jogos Olímpicos em 3 estilos diferentes: greco-romano, livre e feminino. No estilo greco-romano, os atletas só devem usar tronco e braços para defender e atacar. No estilo livre, além de braços e tronco, é possível usar as pernas para defender e atacar o oponente. O feminino segue as regras do estilo livre masculino, com exceção da imobilização Double Nelson (feita passando os dois braços por baixo das axilas do oponente e entrelaçando as mãos atrás do pescoço dele), que é proibido na luta das mulheres. 
fonte: o-que-e-wrestling

“Esta certificação reforça que estamos no caminho certo, alinhadas aos nossos princípios, e esperamos que este seja apenas o primeiro de muitos anos em que faremos parte de uma certificação tão importante. Nada disso seria possível sem nossas crianças, parceiros e equipe, que estão comprometidos em criar oportunidades para transformar o mundo em um lugar melhor, onde todos se respeitam e compartilham equidade e boas práticas em todos os aspectos”, comenta Lídia Silvia, administradora da Mempodera.

Saiba mais sobre o projeto em www.mempodera.com e acompanhe também nas redes sociais