A comédia romântica ‘Viva a Vida‘, rodada no Rio e em Israel, em 2022, entra agora em sua segunda semana em cartaz. No elenco artistas consagrados como Jonas Bloch e Regina Braga, e Daniel Filho em participação especial, dividem a cena com os novos talentos Thati Lopes, Rodrigo Simas e Diego Martins. A história é bastante improvável, mas muito envolvente, com momentos de surpresa e outros um pouco clichês que se equilibram muito bem. Vale a pena assistir.
O longa é dirigido por Cris D’Amato (“A Sogra Perfeita”, “S.O.S. Mulheres ao Mar”), produzido por Julio Uchoa, da Ananã Produções e tem roteiro de Natalia Klein, com distribuição da Elo Studios. Foi premiado no Canadá como Melhor Comédia no Toronto International Women Film Festival. Aqui no Brasil, teve pré-estreias em diversas capitais, sempre com ótimo retorno do público.
A história inusitada mostra uma jovem, Jessica, vivida por Thati Lopes, que acidentalmente encontra entre itens levados ao antiquário em que trabalha como vendedora, um medalhão idêntico ao que carrega sempre no pescoço. Ao buscar a origem da peça, acaba descobrindo que tem uma família que não conhecia e que existe ainda um terceiro medalhão igual ao seu. Em uma série de decisões improváveis ela convence o primo que acaba de conhecer, Gabriel, personagem de Rodrigo Simas, a partir com ela para Israel.
Os dois embarcam em uma excursão com o divertido guia Ramires, Diego Martins, da empresa de turismo de Ben, Jonas Bloch. O objetivo é encontrar Hava, Regina Braga, que é a portadora do terceiro medalhão. Eles passam por cenários maravilhosos e muitas aventuras, até alcançar seu objetivo. O filme mescla, principalmente em suas cenas no exterior, momentos bastante emocionantes e profundos, com outros de comédia. É um filme com muitas cenas bastante previsíveis, que não comprometem, pelo contrário, se encaixam perfeitamente.
O elenco contou em entrevista que a filmagem no exterior foi uma ótima experiência, por unir o grupo como uma família, além de mudar a experiência da filmagem, uma vez que estão todos em um lugar diferente, com o mesmo propósito. “Quando a gente viaja é sempre muito potente porque acabamos tendo experiências dentro e fora de cena que talvez não tivéssemos filmando no Brasil, no mesmo lugar
que a gente está acostumado”, contou Rodrigo Simas.
Para Diego Martins, a experiência foi ainda mais significativa, já que esta foi sua primeira viagem internacional! “Eu nunca tinha viajado para fora do Brasil, então foi muito legal porque a primeira vez que eu pude viajar para fora, foi para Israel, um lugar que nunca achei que iria, e para trabalhar e fazer o que eu amo, que é gravar, atuar e fazer arte. Muitas cenas e momentos dos bastidores me marcaram muito, principalmente por conta das belezas da Israel, mas acho que a mais emocionante foi quando filmamos no Mar Morto.”
“É muito difícil um roteiro misturar um humor sem caricaturas com cenas de emoção. A Natalia Klein, nossa roteirista, foi muito feliz nisso. Somando à sensibilidade de Cris D’Amato na direção, que conquistou o prêmio de melhor diretora feminina no Festival de Miami, o filme consegue, sem pieguices, emocionar, divertir, mostrar paisagens lindas, fazer as pessoas dizerem: “Viva a vida!”, conclui Jonas Bloch.
Sinopse: Quando dois medalhões idênticos unem os destinos de Jéssica [Thati Lopes], uma jovem desiludida com relacionamentos, e Gabriel [Rodrigo Simas], que parece incapaz de ficar sozinho, eles embarcam em uma busca pelo terceiro medalhão ou pela misteriosa Hava [Regina Braga]. Hava, há anos casada com Ben [Jonas Bloch] , anseia reviver a aventura dos primeiros dias de seu relacionamento. Enquanto desvendam segredos familiares e se envolvem em confusões, todos descobrem que o amor pode ser encontrado quando menos se espera.
Elenco:
Jéssica - Thati Lopes
Hava - Regina Braga
Benjamin - Jonas Bloch
Gabriel - Rodrigo Simas
Ramirez - Diego Martins
Seu Ulisses - Daniel Filho
Stephanie - Aline Dias
Deborah - Clara Tiezzi
Raquel Adulta - Luisa Thiré
Ficha técnica:
Direção: Cris D'Amato
Produção: Julio Uchôa
Roteiro: Natalia Klein
Produção Executiva: Daniel Van Hoogstraten, Vera Melo e Osnat Shmidt
Direção de Fotografia: Dante Belluti
Direção de Arte: Yurika Yamasaki
Figurino: Kika Lopes e Ananda Frazão
Caracterização: Débora Saad
Direção de Elenco: Cibele Santa Cruz e Junior Prado
Diretoras Assistentes: Bianca Paranhos e Paula Horta
Montagem: Bernardo Pimenta, EDT.
Música: Ruben Feffer, Felipe Grytz
Som: Zezé D'Alice, ABC
Supervisão de Som: Caio Gox
Mixagem: André Tadeu
Direção de Produção: Fernanda Kalume
Produção Associada: Avigail Israel, Thati Lopes, Rodrigo Simas
Distribuição: Elo Studios
Produção: Ananã Produções
Coprodução: Claro
Duração: 103'
Viva a Vida é uma produção de Julio Uchôa, da Ananã Produções, em coprodução com a Claro e teve investimento do BRDE/FSA, ANCINE e patrocínio do Banco Daycoval. O filme tem distribuição da Elo Studios.
Leia também outras dicas de Cinema Nacional que publicamos em Moema e Região.