67 Anos da Federação Paulista de Judô

diversos professores de judo com seus kimonos, em pé, em filas em umdojo no centro olímpico, de frente para alguns palestrantes.
Evento da Federação Paulista de Judô para senseis, realizado no Centro Olímpico do Ibirapuera, em 2024 (foto divulgação)
Íntegra do conteudo enviado pela assessoria de imprensa da Federação Paulista de Judô

Entidade comemorou aniversário na última semana e vive momento de crescimento!

No dia 17 de abril de 2025, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) celebra 67 anos de história, uma trajetória marcada por conquistas e transformações que consolidaram o judô paulista como uma referência nacional e internacional. Fundada em 1958, a entidade nasceu do empenho de professores e do doutor Lúcio Moreira Franco, contando com o apoio de representantes dos principais clubes e associações da época, como o Esporte Clube Pinheiros, o Clube Atlético Paulistano, a Associação de Judô Ono, a Escola Kurachi de Judô e o Esporte Clube Linense.

A criação da FPJudô foi um marco significativo, permitindo que o judô se desvinculasse da Federação Paulista de Boxe, à qual estava subordinado até então. O primeiro presidente da nova federação, Lúcio Moreira Franco, e seus sucessores seguiram os princípios de Jigoro Kano, fundador do judô, contribuindo para a construção da maior potência do judô das Américas.

Com o passar dos anos, a FPJudô se tornou um ícone, especialmente entre a colônia japonesa no estado de São Paulo. Hoje, a federação é uma entidade forte, sempre na vanguarda do esporte, com uma rede de entidades afiliadas que trabalham para o desenvolvimento da modalidade. Pela primeira vez a FPJudô é liderada por um atleta medalhista olímpico, Henrique Guimarães, que conquistou a medalha de bronze em Atlanta, em 1996. Junto a uma equipe qualificada, ele busca a padronização e o crescimento do judô paulista.

Ao longo de sua história, a federação acumulou uma impressionante coleção de medalhas olímpicas. Desde a primeira conquista de Chiaki Ishii, em 1972, os destaques em 1984, com Douglas Vieira (prata, -95kg), Walter Carmona (bronze, -86kg) e Luís Onmura (bronze, -71kg). O judô paulista continuou a brilhar em 1988, quando Aurélio Miguel conquistou o ouro (-95kg) em Seul. Em 1992, Rogério Sampaio trouxe mais um ouro (-65kg) de Barcelona, com Aurélio Miguel acrescentando um bronze (-95kg) em Atlanta, em 1996. A lista de medalhistas segue com Tiago Camilo (prata, -73kg) e Carlos Honorato (prata, -90kg) em Sydney, em 2000, e Leandro Guilheiro, que conquistou bronzes em Atenas em 2004 e em Pequim em 2008 (-73kg). Em Londres, em 2012, Felipe Kitadai (-60kg) e Rafael Silva (+100kg) garantiram mais bronzes, enquanto Rafael Silva repetiu a dose no Rio de Janeiro em 2016.

Mais recentemente, nas Olimpíadas de Paris em 2024, São Paulo brilhou ao conquistar todas as medalhas olímpicas individuais do judô: ouro com Beatriz Souza (+78kg), prata com William Lima (-66kg), bronze com Larissa Pimenta (-52kg) e ainda um bronze na equipe mista, com Larissa Pimenta, Rafael Silva, Beatriz Souza e William Lima.

Com tantos motivos para comemorar, a FPJudô reflete sobre seu legado e o futuro promissor. O aniversário é uma oportunidade para parabenizar todos que contribuíram para essas seis décadas e meia de sucesso. Que a Federação Paulista de Judô continue a unir forças pelo bem do judô no estado e no Brasil, mantendo o espírito de excelência que a caracteriza.

Faça o primeiro comentário a "67 Anos da Federação Paulista de Judô"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*