Íntegra do conteudo enviado pela assessoria de imprensa da Federação Paulista de Judô
Entidade comemorou aniversário na última semana e vive momento de crescimento!
No dia 17 de abril de 2025, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) celebra 67 anos de história, uma trajetória marcada por conquistas e transformações que consolidaram o judô paulista como uma referência nacional e internacional. Fundada em 1958, a entidade nasceu do empenho de professores e do doutor Lúcio Moreira Franco, contando com o apoio de representantes dos principais clubes e associações da época, como o Esporte Clube Pinheiros, o Clube Atlético Paulistano, a Associação de Judô Ono, a Escola Kurachi de Judô e o Esporte Clube Linense.
A criação da FPJudô foi um marco significativo, permitindo que o judô se desvinculasse da Federação Paulista de Boxe, à qual estava subordinado até então. O primeiro presidente da nova federação, Lúcio Moreira Franco, e seus sucessores seguiram os princípios de Jigoro Kano, fundador do judô, contribuindo para a construção da maior potência do judô das Américas.
Com o passar dos anos, a FPJudô se tornou um ícone, especialmente entre a colônia japonesa no estado de São Paulo. Hoje, a federação é uma entidade forte, sempre na vanguarda do esporte, com uma rede de entidades afiliadas que trabalham para o desenvolvimento da modalidade. Pela primeira vez a FPJudô é liderada por um atleta medalhista olímpico, Henrique Guimarães, que conquistou a medalha de bronze em Atlanta, em 1996. Junto a uma equipe qualificada, ele busca a padronização e o crescimento do judô paulista.
Ao longo de sua história, a federação acumulou uma impressionante coleção de medalhas olímpicas. Desde a primeira conquista de Chiaki Ishii, em 1972, os destaques em 1984, com Douglas Vieira (prata, -95kg), Walter Carmona (bronze, -86kg) e Luís Onmura (bronze, -71kg). O judô paulista continuou a brilhar em 1988, quando Aurélio Miguel conquistou o ouro (-95kg) em Seul. Em 1992, Rogério Sampaio trouxe mais um ouro (-65kg) de Barcelona, com Aurélio Miguel acrescentando um bronze (-95kg) em Atlanta, em 1996. A lista de medalhistas segue com Tiago Camilo (prata, -73kg) e Carlos Honorato (prata, -90kg) em Sydney, em 2000, e Leandro Guilheiro, que conquistou bronzes em Atenas em 2004 e em Pequim em 2008 (-73kg). Em Londres, em 2012, Felipe Kitadai (-60kg) e Rafael Silva (+100kg) garantiram mais bronzes, enquanto Rafael Silva repetiu a dose no Rio de Janeiro em 2016.
Mais recentemente, nas Olimpíadas de Paris em 2024, São Paulo brilhou ao conquistar todas as medalhas olímpicas individuais do judô: ouro com Beatriz Souza (+78kg), prata com William Lima (-66kg), bronze com Larissa Pimenta (-52kg) e ainda um bronze na equipe mista, com Larissa Pimenta, Rafael Silva, Beatriz Souza e William Lima.
Com tantos motivos para comemorar, a FPJudô reflete sobre seu legado e o futuro promissor. O aniversário é uma oportunidade para parabenizar todos que contribuíram para essas seis décadas e meia de sucesso. Que a Federação Paulista de Judô continue a unir forças pelo bem do judô no estado e no Brasil, mantendo o espírito de excelência que a caracteriza.
Faça o primeiro comentário a "67 Anos da Federação Paulista de Judô"