Combater o racismo: projeto do Ministério dos Esportes

ministro fufuca atrásde uma mesa,falnado ao microfone compater racismo
Ministro do Esporte, André Fufuca, anuncia novo passo contra o racismo nos estádios. (Foto: Ronaldo Caldas/MEsp)
reprodução de nota enviada pelo Ministério dos Esportes em 21.05.25, às 21h10

O ministro do Esporte, André Fufuca, declarou nesta quarta-feira (21), na Câmara dos Deputados, que o governo enviará ao Congresso Nacional um projeto alterando a Lei Geral do Esporte para combater o racismo nos estádios de futebol. Clubes e federações que não implementarem medidas contra essa prática deixarão de receber recursos do ministério.

Fufuca afirmou que uma das grandes preocupações, desde que assumiu o ministério, é o combate à violência nos estádios. “Todas as confederações, com exceção da CBF, recebem recursos do Ministério do Esporte. Aquelas que não fizerem um combate rigoroso a essa prática nefasta, que já deveria ter sido abolida, não receberão recursos. E precisamos da ajuda de vocês para que isso se torne lei, para acontecer de fato”, disse.

As denúncias de racismo por parte das torcidas cresceram nos últimos anos no Brasil. Fufuca disse aos deputados que o Ministério do Esporte tem atuado junto ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal para combater a violência [e o racismo] nos estádios brasileiros.

Leia também: Assinado protocolo de intenções contra o racismo no futebol
Para acompanhar ações do Ministério dos Esportes, acesse: @esportegovbr