Bienal recebe Salão do Artesanato até domingo, dia 25.

indios de barro
O evento que reune artesãos do Brasil todo, está na Bienal de São Paulo até este domingo, com entrada gratuita. (imagem divulgação)

Evento destaca a importância do setor com exposição e venda de peças artesanais, mostras, shows musicais e performances, desfiles de moda, oficinas e Rodada de Negócios

A 19ª Edição do Salão do Artesanato reúne cerca de 500 artesãos de todo o país no Pavilhão da Bienal, aqui no Parque do Ibirapuera. A programação para o publico em geral começa às 11h e vai até às 21h. Para lojistas que pretendem buscar negócios, até sexta, 23, o evento abre as portas uma hora antes, garantindo um período de mais ‘privacidade’.

O evento voltado para toda a familia promove uma verdadeira imersão no universo do artesanato brasileiro, com representantes de artistas e artesãos de todas as regiões. As técnicas e temáticas mais tradicionais de cada uma das partes do Brasil poderá ser conferida neste Salão do Artesanato. Além de exposições e venda, também acontecem performances, shows e oficinas para os visitantes,

Segungo a organização são mais de 100 mil peças moldadas, trançadas, costuradas, entalhadas e esculpidas neste salão, que ocupa praticamente toda a área da Bienal. Uma das presenças fortes é o PAB (Programa do Artesanato Brasileiro ligado ao Ministério do Empreendedorismo) que ocupa todo 1º piso e parte do 2º andar da Bienal e destina estandes a todas as unidades da federação.

Os organismos relacionados à classe dos artesãos também está presente em estandes exclusivos: a Confederação Brasileira de Artesãos (Conart) e a Confederação Nacional do Artesãos do Brasil (Cnarts). A curadoria di Salão do Artesanato procurou assegurar a presença de artesãos que tenham em sua produção as características mais marcantes de suas localidades, refletindo a identidade e a história de suas comunidades.

Como em diversos eventos mais tradicionais, também o Salão do Artesanato tem alguns participantes que o prestigiam há muitas edições. Sua produção, mais que às vezes o próprio nome, traz memórias para quem costuma frequentar o Salão. É o caso das carteiras em marchetaria, do Acre; da arte santeira, do Piauí; dos bordados de Minas Gerais; das roupas de cama mesa e banho do Nordeste; dos enfeites e acessórios em capim dourado, do Tocantins e da arte de forte tradição indígena indígena do Amazonas.

Para os mais animados com a confecção das peças artesanais, acontecem as oficinas gratuitas. Estas aulas têm coordenação do programa Mãos e Mentes Paulistanas. Para participar é feita uma inscrição no local até o limite de vagas. Essa programação é pensada não apenas para quem já trabalha com artesanato, mas também para interessados de uma forma geral, incuindo as crianças. Pelo terceiro ano consecutivo o evento recebe o “Selo Carbon Free”, pelas ações de compensação de carbono através do plantio de árvores.

19º Salão do Artesanato
Pavilhão da Bienal- Parque do Ibirapuera
Até domingo, dia 25 de maio
Das 11h às 21h, abrindo uma hora antes, exclusivamente para lojistas.
Entrada gratuita
Saiba mais em salaodoartesanato.com.br

O evento tem apoio do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB/Ministério do Empreendedorismo, da Micro e Pequena Empresa/Governo Federal e do Sebrae, parceiros desde a primeira edição.