Cuidados com a saúde bucal vão além de uma escovação adequada e podem prevenir o início de infecções e doenças mais graves.
A boca humana é uma das grandes portas de entrada para diversos agentes infecciosos. Pais já tem essa noção orientando os filhos, desde a primeira infância, a cuidados básicos. Para os menores, que passam por uma fase de colocar tudo dentro da boca – brinquedos, chinelos, controle remoto – a atenção é constante. Quem chega a fase adulta mantendo essas manias, deve se cuidar, assim como todos devem cuidar de alimentação e escovação.
Atualmente, as orientações sobre lavar as mãos com frequência são bastante difundidas. O Dr. Edmilson Pelarigo, diretor clínico da rede OrthoDontic, comenta que esse cuidado deve ser lembrado também no momento da escovação. O manuseio de instrumentos de escovas e fios dentais deve ser feito sempre com as mãos limpas – seguindo os protocolos recomendados pela OMS. Além disto, é preciso lembrar que a pressão da mão na escova não deve ser excessiva, para evitar problemas gengivais.
Higienização
Aproveitando um momento em que todos ficam em casa, não há desculpas para esquecer de escovar os dentes após as principais refeições do dia. Essa higienização deve incluir a limpeza da língua e da parte interna das bochechas. Usar um fio dental e enxaguante sem álcool é fundamental e garante a limpeza de áreas que a escova dental não alcança.
Mudança de hábitos
Como comentamos antes, levar objetos à boca é um hábito bastante nocivo. Isso se agrava quando a mania é de roer as unhas. Mesmo com toda a ‘higienização do momento’ a parte inferior das unhas ainda guarda impurezas que não devem chegar à boca. Usar os dentes para abrir embalagens também é um hábito que deve ser cortado. Esse uso pode favorecer o desgaste do esmalte ou mesmo provocar fissuras.
Alimentação
Claro que quem está em casa tem direito de recorrer à alimentação para amenizar o desconforto do ‘confinamento’. Mas é preciso ser moderado ao consumir alguns alimentos e, claro, sempre escovar os dentes depois de comer. Algumas comidas podem ser aliadas da saúde bucal! Os chamados “detergentes” ajudam a livrar os dentes de resíduos e gorduras, como a maçã, a cenoura, o kiwi, a acelga e o pepino, entre outros. Outras tentações como alimentos ricos em açucares, são vilões. Eles aumentam a acidez na boca, propícia à proliferação de bactérias causadoras das cáries.
Visitas ao consultório
Mesmo em período de quarentena, algumas situações são indicadas para visitar o dentista. Emergências como uma gengiva inchada podem evoluir para problemas mais graves e não devem adiar as consultas. Casos de bruxismo, que consiste no ranger constante de dentes, devem ser observados e tratados pelo dentista. A situação que leva comumente a dores de cabeça, também pode evoluir para desgastes severos ou até quebrar os dentes.
Sempre que houver dúvidas, telefone para seu dentista, checando se o caso é de urgência ou se é possível realizar algum procedimento em casa, aguardando o final da quarentena. É importante lembrar que a boca pode ser uma entrada para diversas enfermidades e infecções e não deve ser descuidada.