Passar menos tempo em frente às telas é um desafio para pais e filhos na quarentena.
Desafio para pais de uma forma geral, o período de isolamento pode testar a capacidade criativa dos adultos para reduzir o ‘tempo de tela’ dos filhos. A variedade de jogos, programas e seriados, além dos grupos de amigos de whatsapp podem tomar um espaço das crianças que precisam de estímulo para ficar offline. Muitos pais também têm dificuldade em largar os computadores e uma recomendação recorrente é estabelecer horários, enquanto o ato de ‘se desligar’ não é natural.
Para crianças e adultos
Para quem tem adolescentes em casa, jogos de tabuleiro modernos podem ser uma ótima opção. Existem diversas lojas especializadas, que vendem os produtos e entregam em casa. Outra opção são os quebra-cabeças, à venda no mercado em tipos tradicionais ou até em 3D. E pensando em experiencias 3D, que tal propor alguma pequena construção ou maquete? Todo o tipo de material reciclável – antes chamado de ‘sucata’ – pode ser usado para criar peças muito legais.
Criando histórias
Educadores costumam incentivar os pais a darem asas à imaginação dos pequenos, em brincadeiras de bonecos ou criação de histórias. A leitura de alguns livros pode incentivar as crianças a continuarem as histórias, criarem finais incríveis, da forma como acham mais legal. Pode ser desafiador também, para os que já cresceram um pouco, imaginar um começo para os desfechos apresentados: o que fizeram todos aqueles personagens até chegar nesse ponto.
A história, repetida algumas vezes, tem papel importante no desenvolvimento da criança. Além dos livros que podem ser lidos e relidos, essa repetição pode ser feita com outros ‘acessórios’. Que tal contar a história enquanto faz desenhos? Uma folha de papel em branco e alguns lápis de cor podem ajudar. Estimular os pequenos a desenharem parte da narrativa, é uma boa ideia. O uso de fantoches e dedoches pode ser o início de uma brincadeira interessante e estimular a criação de outras.
Uma artesã de Teresópolis, do grupo Artesãos da Estrada, trabalha com brinquedos artesanais feitos em papel machê. Ela cria fantoches no modelo tradicional de vestir como luvas e, ainda, kits de dedoches de histórias infantis como Os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho. No período de quarentena os produtos passaram a ser vendidos pela internet, uma vez que lojas e feiras de artesanato estão fechadas.
ONDE COMPRAR (sites já utilizados pela equipe de redação): Jogos de Tabuleiro Modernos: Panda Boardgames Fantoches: loja online Bonecos de Colores