Máscaras feitas de tecido de guarda-chuvas são doadas a população vulnerável.

Imagem: divulgação

Depois de instalar totens para distribuição de álcool gel na cidade, StartUp realiza mais uma ação para ajudar a conter a propagação do coronavirus em São Paulo.

A ação da Quicko, em conjunto com a Rentbrella, dá um novo destino ao tecido de guarda-chuvas usados. O material é entregue à ONG Estamparia Social para confecção de máscaras. Toda a produção é, então, doada a duas outras organizações que atuam no centro da cidade: o Coletivo Arouchianos e a Missão Belém, que atendem pessoas em situação de rua e também o público LGBTQI+.

A campanha “Guarda + que Chuva” tem vários significados. O início é o reaproveitamento de um material que seria descartado. Os guarda-chuvas da Quicko eram disponibilizados pela Rentbrella e tem um período de vida útil. Ao final, no lugar de serem descartados, simplesmente, seu tecido ganha essa destinação.

A confecção das máscaras de guarda-chuva foi feita pela ONG Estamparia Social. É um projeto de inclusão social de profissionais do sistema prisional que ressignificam produtos para a confecção de acessórios. As Startups não apenas cederam o tecido para reuso, como encomendaram e pagaram pelas máscaras prontas. São mais de cinco mil unidades ao longo da campanha.

“Parte dos guarda-chuvas que a Quicko oferecia para proteção em dias chuvosos agora virou máscara para dar mais segurança contra a Covid-19. Com a ação, queremos estimular a prevenção ao novo coronavírus, dar oportunidade de renda para profissionais que precisam e reaproveitar um material que não tinha mais uso.”, explica Pedro Somma, CEO da Quicko.

Projetos Sociais atendidos

Os beneficiados pelas máscaras de guarda-chuva são atendidos por duas instituições que atuam na região central de São Paulo. O Coletivo Arouchianos atende a comunidade LGBTQI+ e o Movimento Religioso Missão Belém trabalha com pessoas em situação de rua. As máscaras são fundamentais para proteção contra o vírus. As ONGs já começaram a distribuir entre seus atendidos e voluntários na linha de frente.

“A Rentbrella, assim como a Quicko, está transformando a mobilidade urbana da nossa cidade. Incentivamos a cultura do compartilhamento e consumo consciente, e o descarte sustentável dos tecidos dos guarda-chuvas sempre foi uma preocupação para nós. Quando nos deparamos com o projeto da Estamparia Social e a possibilidade de ressignificar os tecidos em máscaras, quisemos ajudar.” comenta Nathan Janovich, CEO da Rentbrella.

Clique aqui para lembrar da ação dos totens de álcool gel, pela Quicko.