Em um período cheio de tensão e ansiedade, se alimentar bem é fundamental também para não perder os cabelos!
São diversos os motivos que podem levar ao enfraquecimento e até a queda dos cabelos. O estresse é sempre apontado como um vilão, assim como uso de produtos químicos ou higiene equivocada. Mas assim, como para uma pele hidratada não basta passar um creme por fora, também para os cabelos o que se consome é fundamental para mantê-los fortes e bonitos.
Pense no organismo como um sistema que organiza prioridades de forma autônoma. Como os cabelos não estão no topo desta lista, os nutrientes que consumimos primeiro chegam aos órgãos vitais para depois serem enviados aos fios. É fácil entender que o estoque de nutrientes precisa estar alto para que cheguem aos cabelos.
Alimentação ideal
A dieta ideal é rica em vitaminas e sais minerais, antioxidantes, proteínas, ferro e zinco. Vitaminas como betacaroteno e a vitamina A, presentes em beterrabas e cenouras, e são antioxidantes naturais e ajudam a prevenir a queda e perda de pigmentação da cor. Ervas como alecrim, que são adstringentes e antissépticas, auxiliam na hidratação, além de desintoxicar o couro cabeludo.
Dê atenção ao consumo de proteínas. “Recomenda-se, o consumo de carnes magras, grãos, cereais, ovos e feijão já que mais de 80% do cabelo é formado por uma proteína denominada de queratina”, comenta o médico Paulo Lessa. Na correria do dia a dia, mesmo neste período de isolamento em que muitos triplicaram suas demandas de atividades diárias, muitas pessoas optam por uma alimentação mais prática.
O problema do junk food
A praticidade, no entanto, não pode ser confundida com alimentos pobres em nutrientes. “Alimentos ricos em gorduras, carboidratos e açúcares em exagero não são nada bons para saúde capilar. Eles podem prejudicar o equilíbrio do couro cabeludo, aumentando oleosidade, ocasionando descamação e até a queda dos fios“, revela a tricologista Viviane Coutinho.
A queda de cabelo tem que ser tratada de dentro para fora. “Nutrir, hidratar e se necessário, suplementar, é o segredo para fios mais bonitos e saudáveis”, comenta Dr. Paulo Lessa. “Uma má alimentação pode causar deficiência de certas proteínas, vitaminas e oligoelementos, essenciais para garantir a força dos cabelos e promover seu crescimento”, conclui.