Durante quatro dias, o evento irá propor discussões em torno do mote “Expanda sua visão de futuro”, com participantes de vários países.
Começa hoje e vai até domingo (27), o CriAtivar (1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade), em ambiente online, com inscrições gratuitas. O evento faz parte da agenda Santos Criativa da rede de cidades criativas da UNESCO. São mais de 40 atividades, que foram divididas em quatro eixos temáticos, além de uma programação cultural.
Os painéis e debates se dividem entre Cidade Criativa; Tecnologia, Inovação, Negócios e Empreendedorismo; Futuro, Sustentabilidade, Impacto e Cidadania; e Criatividade, Cultura e Arte. A programação é transmitida via Facebook e Youtube, com eventos simultâneos nas duas redes. Denise Covas, uma das organizadoras do evento, comenta que ele foi planejado com ênfase na economia criativa, baseada no potencial de negócios do setor.
Entre os temas debatidos estão o futuro do trabalho, o empreendedorismo feminino e o universo das startups. Destaque ainda para reflexões a respeito do consumo de cultura em várias formas, incluindo um painel focado em livros e e-books. O vereador Eduardo Suplicy é um dos participantes de outro relevante encontro sobre distribuição de renda e equidade.
A programação completa com palestrantes, horários e links estão disponibilizados no site do evento: www.festivalcriativar.com.br/
1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade De 24 a 27 de setembro Transmissão: Facebook e Youtube 24 DE SETEMBRO 10h - De uma economia criativa a uma cidade criativa: alternativas de desenvolvimento econômico. 19h - Entendendo os movimentos #beofficeless e #foracidadegrande: a diáspora dos criativos. 12h - Usinas criativas para um mundo pós-covid. 12h - Micromobilidade e caminhabilidade para uma cidade criativa. 14h30 - Centro: um polo criativo. 14h30 - Dinheiro para um novo mundo: moedas sociais e novas visões de crédito. 16h30 - Arqueologia do futuro: Santos, historicamente criativa. 16h30 - Economia prateada: a revolução da longevidade. 18h30 - Desafios das mulheres no empreendedorismo. 18h30 - Empreendendo na música 20h30 - Novos papéis dos influenciadores digitais. 25 DE SETEMBRO 10h - Para além dos unicórnios: cases de startups santistas. 12h - Afrofuturismo: um lúcido paradigma para o futuro. 12h - Financiando projetos: match de investidores, matchfunding e leis de incentivo. 14h30 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Moda 14h30 - O movimento maker e a construção de novas realidades. 16h30 - Agenda 2030: compromissos com o milênio, entendendo as ODS da ONU. 16h30 - O futuro do trabalho e o trabalho do futuro. 19h30 - Renda básica universal: equidade para o futuro. 26 DE SETEMBRO 10h - Cidade criativa para além do empreendedorismo branco. 10h - Mercado da voz: você já pensou em usar a sua? 12h - Empregabilidade e empreendedorismo trans. 14h30 - A era da curadoria. 14h30 - O poder do brincar: da saúde mental à transformação social. 16h30 - É possível ensinar criatividade? 16h30 - Resistentes e Inovadores: os livreiros no mundo dos algoritmos e dos e-books 18h30 - As reinações da gastronomia: como o que está no nosso prato revela o espírito do nosso tempo? 20h30 - Design Fiction e Futures Thinkin 27 DE SETEMBRO 10h - Laboratórios cívicos: a imaginação coletiva. 10h - A inovação está na natureza: olhares da agricultura urbana, da ecogastronomia e da biomimética 12h - Ócio e tempo livre: de subversivos a revolucionários 12h - Canabusiness: a revolução cannábica. 14h30 - Como transformar Santos em um polo do audiovisual? 14h30 - Liberte o futuro: a desigualdade global é hostil para as futuras gerações 16h30 - Cinema nacional: rumos e resistências 16h30 - Desafios da equidade na produção cultural 18h30 - Audiovisual expandindo: realidade virtual e aumentada, animação; games e video mapping. 20h30 - Festivais de Inovação e Criatividade: ajudando a fomentar futuros.