O impacto da pandemia na Produção Científica

tubos de ensaio vazios e um sendo prenchido com liquido azul
imagem: Pixabay

Evento organizado pela Sociedade Americana de Química reúne empresas e instituições para debater de que forma a América Latina reagiu às condições adversas este ano.

Não é apenas a corrida para o desenvolvimento de uma vacina contra Covid-19 que importa ao universo científico. No entanto, em um momento em que se discutiam cortes de verbas para instituições que desenvolvem pesquisas, ficou clara a importância de se manter e fortalecer a produção científica. Participam do webinar representantes do Instituto Butantã, da ALIFAR (Associação Latino-americana da Indústria Farmacêutica), da Faperj  e da OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura).

No contexto da pandemia, em números oficiais, a América Latina representa menos de 10% da população mundial. Infelizmente, com relação à Covid-19, já contabiliza cerca de um terço das mortes no planeta. Existem muitas questões sócio-políticas relacionadas, para as quais o debate não deve se ater, porém a questão da produção científica também tem seu peso.  Os palestrantes irão discutir os desafios peculiares do continente, além das lições que foram tomadas neste período.

Palestrantes

Participa do encontro, Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni, Diretora do CDC (Centro de Desenvolvimento Científico) do Instituto Butantã, doutora em farmacologia e pós-doutora pelo em Biologia Celular da USP. Desde o início da pandemia, ela integra a Coordenação do Laboratório Estratégico de Diagnóstico Covid-19. Também compõe ‘mesa’ virtual, Dante Alario Junior, químico, Presidente da Alifar (Associação Latino-americana de Indústrias Farmacêuticas).

Falando em nome das organizações de fomento estará neste webinar, o presidente da Faperj, Jerson Lima da Silva, que é doutor em biofísica e professor titular da UFRJ.  Completa o quadro de convidados, Floriano Pesaro, sociólogo e consultor sênior da OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura). A mediação será de Denise Ferreira, gerente regional do CAS no Brasil, com experiência profissional na indústria farmacêutica e química e no setor de pesquisa.

Produção Científica

As palestras e debates ao longo do webinar, que tem previsão de 90 minutos, devem buscar algumas respostas. Quais são as barreiras que precisam ser vencidas na América Latina para melhorar e ampliar os investimentos neste segmento?  Quais áreas da produção científica mais avançaram? Existe uma lição para ser tirada desta ‘situação adversa’ que ciência e a população enfrentam?

O convite para o webinar é extensível a todas as pessoas interessadas em entender um pouco mais do momento atual. A linguagem das apresentações deve ser acessível ao público leigo e uma forma geral, sem, porém, deixar de elevar o nível da conversa. O webinar é gratuito, e tem início às 11h de quarta, dia 18. Para participar basta fazer inscrição online (neste site). As apresentações serão feitas em português, com tradução simultânea para o espanhol.

Webinar: Como as pesquisas científicas na América Latina estão sendo afetadas pela pandemia?
Quarta, 18 de novembro, às 11h
Duração: 90 minutos
Inscrições gratuitas: https://www.webinar-cas.org