O 18º Bazar de Natal em benefício da ONG A Alternativa é o primeiro em versão online e estará ativo para compras até terça (15)
Este está sendo um ano de grandes novidades e adaptações para todos! Para a ONG A Alternativa, que há 36 anos trabalha com adultos e idosos com deficiencia intelectual no bairro do Brooklin, não foi diferente. O Bazar de Natal online é apenas uma das adaptações que foram feitas. Com a quase totalidade de atendidos e equipe técnica fazendo parte do grupo de risco, as atividades presenciais foram suspensas em março e não puderam retornar.
A Alternativa foi fundada em 1984, com objetivo de criar ambiente e oportunidade de trabalho realizador para pessoas com deficiencia intelectual. Os atendidos tem na ONG um local em que podem desenvolver suas aptidões, com olhar particularizado e cuidadoso. As peças de artesanato de alta qualidade que eles produzem não sao feitas em linha de montagem. Este é um dos grandes diferenciais: cada peça é em si, autoral e desenvolvida em equipe.
Durante este período de isolamento, o atendimento aos artesãos da Alternativa passou a ter um novo significado. No lugar do trabalho prático de produção de peças artesanais, outras atividades vem sendo propostas. Os atendimentos que já existem de escolaridade, informática e rodas de conversa ganham ambiente remoto. No dia-a-dia da Alternativa eles são opcionais, de acordo com o interesse de cada artesão. O grupo de WhatsApp em que as atividades vem sendo propostas também é de livre participação.
Bazar de Natal Online
Ao longo de todos os anos, A Alternativa realiza eventos beneficentes, como almoços, bingos e bazares, para conseguir arrecadar fundos para sua manutenção. Com a pandemia, não foi possível a realização de quase nenhum deles. Os bazares, principais fontes de renda, estavam suspensos. Surgiu a ideia de um evento em esquema “omnichannel”. Isto significa, comprar online e retirar na loja. No caso da Alternativa, foi agendado um plantão para retiradas, dias 19 e 19 de dezembro, sexta e sábado. a
As compras dos produtos podem ser feitas através do site https://a-alternativa-bazar-de-natal.lojaintegrada.com.br/. A partir deste link, é aberta a loja com algumas peças ainda disponíveis para venda, em ordem alfabética. A plataforma escolhida pela ONG tem um limite de produtos nesta primeira página, então não estão todos lá. Para ver tudo o que está à venda, basta clicar no nome dos expositores que aparecem neste tela. Será aberta uma página com os produtos de cada um deles.
O site aceita três formas de pagamento, duas online e ainda o boleto bancário. Assim que um pedido é colocado no carrinho e a compra fnalizada, ele é deixado indisponivel. Com o pagamento confirmado, a informação é enviada à equipe da ONG que irá separar os produtos para serem retiradas na próxima sexta ou sábado (18 ou 19). É importante lembrar que as vendas acontecem até a terça-feira e não haverá vendas presenciais, apenas retirada de produtos já pagos.
Estão sendo vendidas peças feitas pelos artesãos da Alternativa antes do início do isolamento social e de outros oito expositores. Todos eles, conhecidos de quem frequenta a Alternativa, já que são antigos participantes dos bazares da ONG. Uma parte do valor de cada peça será doada para a Alternativa, com percentuais definidos por cada um deles, entre 20 e 100%.
Participam do Bazar Online, Iweth Kusano (cerâmica), Miriam e Denise (Artesanato Mineiro), Mauro Guiral (artesanato em vidro) e Zaíra Organizadores. Há peças também enviadas por Kátia Viana (Compressas Térmicas Terapeuticas), Mariana Arnaut (Meu Pequeno Ateliê), Maria Teresa e Walter (Alcachofras, Beringela e Palmito) e Leila e Maria Amélia Yarid (Maria Fumaça Saboaria).
BAZAR DE NATAL ONLINE DA ALTERNATIVA 18º Bazar de Natal em benefício de A Alternativa https://a-alternativa-bazar-de-natal.lojaintegrada.com.br/ Vendas online até às 23h59, do dia 15.12 (terça-feira). Retirada dos produtos já pagos dias 18 ou 19.12, entre 10h e 15h. Para retirar, é preciso apresentar um documento em nome de quem efetivou o pagamento. Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 513, Brooklin. Informações: a.alternativa@uol.com.br
Ótima iniciativa
Américanopolis-São Paulo