Campanha internacional de conscientização sobre a doença incentiva as pessoas a caminharem e postarem imagens e vídeos de seus progressos nas redes sociais.
Dia 08 de fevereiro é o Dia Internacional da Epilepsia, uma doença que atinge cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Existe um conhecimento amplo, porém bastante superficial dessa condição, o que leva ao preconceito. A campanha “50 milhões de passos”, criada pelo IBE (International Bureau for Epilepsy) e divulgada pelas associações nacionais ao redor do mundo, tem o objetivo de conscientização, combate ao preconceito e arrecadação de fundos para ações em diversos países.
A mecânica da campanha é bastante simples: cada pessoa deve caminhar e compartilhar o progresso individual nas redes sociais, usando as hashtags #50MillionSteps e #EpilepsyDay. O objetivo é atingir 50 milhões de passos – um passo para cada pessoa com epilepsia no mundo. Para calcular est número existem diversos aplicativos de celular, vários que já chegam instalados nos smartphones. Mesmo sem eles, é simples fazer uma estimativa: em média, são dados 1.350 passos em 1 quilômetro.
Colaboração Financeira Opcional
O trabalho do IBE e suas afiliadas em todo o planeta consiste em, não apenas conscientizar as pessoas. São fundamentais os projetos para melhorar a qualidade de vida de pessoas com epilepsia em países em desenvolvimento. A Campanha ‘50 milhões de passos’ é também uma oportunidade de contribuir financeiramente para estas ações. Através do site global é possível fazer doações, diretamente para o IBE ou para organismos em um dos 37 países participantes, incluindo o Brasil.
Para definir valores, os organizadores sugerem a doações de acordo com o progresso na caminhada, por exemplo, € 10 para cada 10.000 passos. Cientes de que a situação financeira de todos não é a mesma após um ano de pandemia, não há qualquer problema em participar caminhando sem doar. O importante, é aumentar a conscientização, melhorar a visibilidade e a compreensão da epilepsia, reduzindo o preconceito. São muito valorizadas também ações de incentivo para novos caminhantes, claro, sem gerar aglomerações.
Concurso Cultural
Entre os muitos passos postados nas redes, alguns chamam à atenção pela fofura ou pelo humor. Para incentivar essas postagens, foi criado um concurso cultural que irá dar prêmios aos ‘melhores’ em quatro categorias. Os melhores “Passos Bobos” podem ser desde saltos em uma perna, ou caminhar sobre uma linha imaginária, ou ainda usar uma fantasia engraçada. “Passos Pet”, como o nome diz, para as postagens de passos dados por animais de estimação. Há também as categorias “Melhores passos de bebê” e “Melhores passos de dança”.
A campanha, que começou em 4 de janeiro, bateu a meta de 50 milhões de passos postados em 16 dias, mas continua! A Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) faz parte da campanha mundial. “A repercussão da campanha nas redes sociais contribui para que as pessoas comecem a entender o que é a epilepsia. Com mais visibilidade, há mais compreensão social. É importante destacar que haverá um grande esforço nas redes sociais, por parte dos apoiadores da causa, principalmente, no Dia Internacional da Epilepsia. Quanto mais pessoas usarem a hashtag #EpilepsyDay, melhor”, reforça Maria Alice Susemihl , Presidente da ABE.
50 milhões de passos pela Epilepsia "50 Million Steps" Saiba mais em: https://50millionsteps.org/ Acompanhe também pelo Instagram: @intepilepsyday