‘Resiliência’ mostra vida de Imigrantes no Brasil

cena do espetáculo Resiliencia. em um palco há uma flamula e dois atores descalços sentados, ele de vermlho e ela de amarelo
foto: Isabela Meneghelli/divulgação

Começa esta noite (12) a temporada virtual de “Resiliência”, peça produzida a partir de relatos de imigrantes e refugiados, sobre o processo de reconstrução suas vidas em uma nova terra.

O espetáculo Resiliência, do grupo teatral Núcleo da Maré ao Luar, foi criado em2016 para os palcos e apresentações presenciais e agora foi adaptado para ser exibido através do Youtube. O roteiro nasceu em uma atividade da UBS Jardim São Francisco, na Zona Leste, que tinha objetivo de quebrar barreiras. O espetáculo mescla memórias reais de vida de imigrantes e refugiados de vários países, como Haiti e Congo. Além das lembranças, o texto nos mostra o momento presente, com as dificuldades enfrentadas no novo lar e também as alegrias e a esperança de um futuro melhor.

A temporada virtual de “Resiliência” terá seis exibições às sextas, sábados e domingos, de 12 a 21 de março, sempre às 20h. As apresentações serão gratuitas, pelo canal de Youtube do Núcleo da Maré ao Luar. O grupo tem como repertório as histórias de narrativas de imigrantes, buscando com suas apresentações, não apenas esta, sensibilizar a sociedade para a importância de integrar esta população vinde da diferentes partes do mundo. “Buscamos dar visibilidade à questão da imigração, ressaltando a importância do acesso aos cuidados com a saúde, das oportunidades de trabalho, demonstrando eles têm sua importância como parte da construção da nossa cultura”,  comenta um dos porta-vozes do Núcleo. 

Ainda que o tema seja denso, o espetáculo tem cores alegres. Ele mostra a alegria de cada povo, através do olhar particular de seus representantes, em danças, músicas e costumes. ‘Resiliência” transforma em poesia as memórias, a saudade e os sonhos. Ele conta parte da batalha enfrentada a cada dia por estas pessoas que chegam ao Brasil para reconstruir suas vidas, ao mesmo tempo que transformam as nossas.

“Em um momento como o que estamos vivendo, ter a oportunidade de levar essas memórias, a riqueza e a cultura desses povos para dentro da casa das pessoas, cria laços, referências e a empatia necessária para caminharmos”. 

Nucleo da Maré ao Luar
Resiliência
De 12 a 21.03, às sextas, sábados e domingos, às 20h.
Youtube: /nucleodamareaoluar

Sinopse: A dor de deixar sua terra natal e seus familiares, o medo do desconhecido e do futuro, a coragem em enfrentar as adversidades, a busca por emprego, a saudade, a riqueza da cultura, o artesanato como identidade cultural, os costumes, a perseverança. Transitando entre memórias reais de acontecimentos históricos e fatos cotidianos, Resiliência demonstra a força contida na trajetória de pessoas imigrantes e convida o público a reconhecer o que nossas vidas podem ter em comum.
Ficha Técnica
Elenco: Nayara Meneghelli e Thiago Mota | Dramaturgia: Nayara Meneghelli | Direção: Núcleo da Maré ao Luar | Provocação Cênica: Talita Cabral | Direção Musical: Thiago Mota | Figurino: Claudia Melo | Adereços: Silvana Meneghelli | Cenário: Silvana Meneghelli e José Valdir | Fotografia: Isabela Meneghelli | Filmagem e edição: Coletivo Ludovico | Iluminação: Gabriel Ivanoff | Sonoplastia: Yuri Melo | Coordenação Geral: Nayara Meneghelli | Produção Executiva: Vanessa Campanari | Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini | Identidade Visual: Lucas Sancho
As ações do Nucleo da Maré ao Luar fazem parte do projeto aprovado no EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 36/2020 – ID 4562

2 comentários a "‘Resiliência’ mostra vida de Imigrantes no Brasil"

  1. Excelente dica! Ainda bem que vai até dia 21, pois perdi esse primeiro fim-de-semana! _/\_

  2. Hey, this is Eric and I ran across moemaeregiao.com.br a few minutes ago.

Os comentários estão fechados.