Serão 12 instrumentistas e cantores em uma formação, de certa forma, inédita para interpretação de peças da Idade Média e da Renascença
O concerto Para Cantar e Tocar – Música Antiga pode ser chamado de ‘celebração’. Trata-se de uma reunião de doze músicos especialistas na música deste período, que se cruzaram ao longo de sua trajetória, no passado e no presente em diferentes momentos e formações. Pela primeira vez, eles sobem todos juntos ao palco. O público é convidado a participar da alegria do ‘fazer musical‘, o sentimento que existe no ato de cantar e tocar.
O recital foi concebido a partir de memórias, pela experiência e pelos afetos. O repertório é composto por peças da Idade Média e da Renascença escolhidas pelos participantes pela força poética de versos e música, e, também, por seguirem ressoando de modo tão singular nas vidas de cada um.
Os músicos têm em sua história a participação em grupos como Carmina, Paraphernalia, Folifonia, Confraria, Archimusicum, Estampie. Para o concerto Para Cantar e Tocar – Música Antiga, eles recebem convidados de outras gerações que enriquecem a apresentação – parcerias que alimentam a troca artística neste espetáculo e permitem novas experiências.
Para o público ‘cativo’ da música antiga, estão garantidos os clássicos do período, que também irão encantar os novos ouvintes. Há ‘hits’ como Oy Comamos y Bebamos, de Juan del Encina e Alle psallite cum luya. Também serão apresentadas peças de trovadores medievais, Guillaume de Machaut e compositores da renascença como John Dowland, Thomas Simpson e Hans Leo Hassler, além dos criadores anônimos das composições do Carmina Burana medieval – coleção de canções e poemas que inspirou o compositor Carl Orff.
O concerto deste domingo será uma rara oportunidade para apreciar o som do cravo, tocado ao vivo, de forma intercalada por dois músicos. A “aventura musical” também será embalada por canto, flautas de diversas afinações, percussão e ukulele. Com Abel Vargas, Ana Cristina Rossetto, Bernardo Toledo Piza, Cláudia Freixedas, Heloísa Petri, Maria Inês Piza, Marília Macedo, Pedro Augusto Diniz, Roberto Mainieri, Sonia Goussinsky, Terezinha Saghaard e Valéria Zeidan.
Para Cantar e Tocar – Música Antiga Domingo, dia 01.12, às 18h. Ingressos: R$ 20,00. Casa de Cultural Gansaral - Espaço Hundertwasser Rua Demóstenes, 885 Campo Belo São Paulo | SP Tel: 55 (11) 2338.6380 Ingressos: http://www.gansaral.art.br/