Entidades sem fins lucrativos, com atuação fundamental em diferentes áreas, precisam de ajuda para manter seus trabalhos. Veja na matéria algumas delas e como ajudá-las
Conseguir doações para manter um trabalho de excelência é sempre um desafio a mais para diversas entidades. Principalmente associações e ONGs que não possuem padrinhos famosos, muitas vezes também sofrem pela pouca exposição. Durante a pandemia, o número de contribuições voluntárias caiu imensamente, muito em função de que os doadores também tiveram seus recursos reduzidos. O convite feito por várias delas é: “Não importa a quantia, doe neste Natal”.
Conversando com responsáveis por algumas entidades, foi possivel notar uma percepção comum. Além da queda na renda média das famílias doadoras, outro fator que impactou esta ação foi o surgimento de uma nova necessidade. O número de pessoas que perderam empregos e precisaram buscar ajuda para alimentar a família aumentou. Várias das pessoas que doam com frequencia sentiram a necessidade de reencaminhar seus recursos para essa nova causa que emergiu.
As ONGs da capital que trabalham com adultos com deficiência, com idosos, com animais e crianças, entre outras causas, seguem precisando de ajuda constante. Abaixo, listamos algumas delas, reconhecidas por seu trabalho de excelencia e que precisam de ajuda para se manter.
Doe neste Natal
A Alternativa é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que há mais de 37 anos trabalha com jovens, adultos e idosos com deficiencia intelectual. A Oficina Abrigada de Trabalho da Alternativa é um local em que estas pessoas se desenvolvem profissionalmente, produzem peças de artesanato de alta qualidade e vêem como sua capacidade é valorizada. A entidade depende de doações para manter sua atuação. É possível ajudar, também, comprando os produtos. Importante frisar que o trabalho é realizado sem qualquer ‘linha de montagem’, portanto cada peça é única.
A Casa do Zezinho é uma organização que passou dos 20 anos trabalhando com crianças e jovens de baixa renda, garantindo sua educação e alimentação no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Apesar de receber apoio de diversas personalidades e empresas, a instituição segue precisando de doações, uma vez que a ‘fila de espera’ para atendimento é grande. Além das doações diretas, entre os dias 19 de 21 de dezembro, haverá um bazar beneficiente, em Moema com produtos novos de várias marcas (veja neste link).
Os Palhaços Sem Fronteiras Brasil tem cinco anos de atuação no país, a organização foi a primeira da América Latina a integrar a Clowns Without Borders International (CWBI). Ele realizam espetáculos presenciais para populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os coletivos artísticos ligados à ONG buscam, por meio da palhaçaria e do circo, estabelecer um encontro de acolhimento e afetividade para as populações impactadas pelo aumento da desigualdade social no nosso país.
Doe neste Natal A Alternativa - https://www.alternativa.org.br/ Casa do Zezinho - https://casadozezinho.org.br/ Palhaços sem Fronteiras - http://palhacossemfronteiras.org.br/doacoes/