Zap! Slam online acontece esta semana

imgem de duas mulheres sentadas atrás de uma mesa, de lado, olhando lateralmente para a câmera. elas sorriem para a foto. há entre elas a logo marca do concurso estampada em branco em um fundo cinza escuro
As apresentadoras Dani Nega e Roberta Estrela D’Alva durante a final do ZAP! Slam 2021 (foto: Dhyana Mai)
informações da assessoria de imprensa do Núcleo Bartolomeu

Serão dois dias de competições do primeiro slam do Brasil, valendo vaga para a final no segundo semestre, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook.

O primeiro SLAM do Brasil está de volta. O ZAP! SLAM acontece nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2022 – na quinta-feira (3), às 20h, são realizadas  as eliminatórias e os seis participantes que passarem disputam a final na sexta (4), também às 20h, valendo três vagas para a final (que acontece no segundo semestre). O evento será online e as vagas disponíveis foram esgotadas rapidamente.

O ZAP! SLAM foi criado em 2008 pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e as regras para participar são simples: cada participante deve apresentar poemas autorais de até 3 minutos, sem uso de figurino, objeto ou adereço cênico. O júri, formado por cinco pessoas do público, pontua as performances, escolhendo um/uma/ume vencedor/a/o/e por noite. 

O campeonato de poesia falada integra a programação comemorativa dos 20 anos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Nos atuais tempos pandêmicos, em que o isolamento social é necessário, os eventos serão feitos de forma virtual, pelas redes do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

Um slam diz respeito basicamente a duas coisas: poesia e performance. Para se entender o Slam é preciso primeiro falar em spoken word, que significa “palavra falada”, ou poeticamente “poesia falada”. Slams ou poetry slams são encontros de poesia onde há performances de spoken word geralmente em forma de competição. Criado por Marc Smith, em Chicago, nos anos 1980, o Slam trouxe uma renovação para a poesia oral e valorizou a arte da performance poética, crescendo rapidamente e se propagando por todo o mundo.

Nas últimas décadas, os slams vêm figurando entre as mais inventivas práticas do spoken word no mundo. A ideia desse formato é democratizar a poesia e devolvê-la às pessoas tendo como ponto de partida um jogo em que torcida, emoção e interação façam parte do encontro.

A grande final do ZAP!SLAM está prevista para o segundo semestre deste ano e garante uma vaga para o SLAM SP (campeonato estadual).

ZAP! SLAM Online

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos 20 anos
Ao vivo, quarta e quinta-feira, às 20h

Programação:
- 3 de fevereiro: classificatórias (todes participam e 6 poetes se classificam) 
- 4 de fevereiro: os poetes classificados disputam 3 vagas para a final

Transmissão: Facebook e Youtube do grupo Núcleo Bartolomeu 

Este projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura