Muçulmanos fazem quebra de jejum com pessoas em situação de rua

Iftar Solidário realizado em 2019 no Complexo Boracea Divulgação FAMBRAS

A ação promovida pela Federação de Associações Muçulmanas no Brasil acontece pela terceira vez em São Paulo, levando alimento e empatia a moradores de rua.

Estamos no Ramadan, um período do ano sagrado para os muçulmanos. Durante um mês, todos os dias entre o nascer e o por do sol, é feito um jejum completo, sem ingestão de alimentos ou líquidos. O mês do Ramadan é uma referência ao profeta Maomé, que teria recebido revelações divinas nesse período. A ‘quebra de jejum‘ é o momento em que os muçulmanos podem se alimentar e seu horário varia de acordo com a posição da lua.

Nesta terça, 19 de abril, horário da quebra do jejum será às 17h48. Como nos demais dias do Ramadan, neste horário os muçulmanos fazem uma breve oração para depois comer. O chamado Iftar é a refeição noturna, que marca a quebra o jejum diário e normalmente é feita de forma comunitária. Este ano, pela terceira vez, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, FAMBRAS, fará o Iftar no Complexo Boraceia/Centro de Acolhida Oficina, na Barra Funda, com 1600 pessoas em situação de rua.

O Complexo Boracea congrega sete diferentes equipamentos públicos de acolhimento destinados ao atendimento de pessoas que vivem nas ruas. “Com esta ação queremos mostrar a preocupação do Islam com as pessoas que passam fome ou vivem em estado de vulnerabilidade social”, explica o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi. “Há um dito do Profeta Muhammad que nos inspira: “Não crê de verdade aquele que dorme saciado sabendo que seu vizinho está com fome“. É por isto que, neste dia, nossa quebra do jejum será com elas”.

Ao longo do Ramadan, os fiéis dedicam mais tempo às orações e confraternizações com a família e a comunidade, além de redobrarem práticas de caridade. O Iftar Solidário terá a participação de muçulmanos de diversas regiões, sheiks ligados à FAMBRAS e alguns políticos paulistas, que farão sua refeição ao lado dos moradores de rua e outras pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo a tradição, o mês do Ramadan foi aquele no qual o Alcorão, livro sagrado do Islam, foi revelado ao profeta Muhammad.

Iftar Solidário
Dia 19 de abril, das 17h às 20h
Complexo Boraceia – Centro de Acolhida Oficina

Para saber mais sobre a FAMBRAS acesse o site: www.fambras.org.br

Nesta ação, a FAMBRAS contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da Pantera Alimentos.

n

1 comentário a "Muçulmanos fazem quebra de jejum com pessoas em situação de rua"

  1. Calisto Ramadane | 20 de Abril, 2022 às 07:34 |

    Continuemos a fazer o bem, seguindo o vosso exemplo

Os comentários estão fechados.