O programa tem encontros abertos mensais, buscando aproximar o publico a questões variadas do Pavilhão da Bienal, incluindo aspectos arquitetônicos e históricos.
O segundo evento do ano, do Programa Pavilhão Aberto da Fundação Bienal acontece neste sábado (11), com palestra, visita guiada e oficina para famílias. O Pavilhão Ciccillo Matarazzo, mais conhecido como Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, foi projetado por Oscar Niemeyer e faz parte de um conjunto de espaços expositivos no Parque. O evento deste fim de semana irá abordar essa história e ainda os usos possíveis deste espaço. Especialmente para as crianças, acompanhadas de responsáveis, será oferecida uma oficina de “dança urbana”. Todas as atividades são gratuitas, com inscrição online prévia (link abaixo).
O encontro deste mês do programa tem o título de Urbanidades possíveis. No período da manhã, às 11h, haverá uma conversa com a arquiteta Louise Lenate Ferreira da Silva. Logo depois do almoço, às 14h, a equipe de Educação da Bienal leva o publico inscrito para uma visita guiada. A última atividade programada é a oficina de dança free step para crianças com o grupo Crossover, com início às 15h. O publico também poderá visitar livremente o prédio da Fundação Bienal durante o dia todo e terá apoio de QRCodes nas colunas para saber mais sobre cada trecho percorrido.
Atividades programadas pela Fundação Bienal
Urbanidades possíveis – reinterpretar a cidade exposta – 11h
Louise Lenate Ferreira da Silva, é arquiteta, pesquisadora e co-curadora da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Na conversa com ela, os presentes terão uma troca de informações bastante exclusiva. A arquiteta irá falar sobre a escolha e a concepção de espaços para exposições, como as Bienais de artes e de arquitetura em São Paulo; E vai discutir possibilidades de usufruir a cidade, conversando sobre habitantes e o espaço construído.
Visita mediada ao Pavilhão – 14h
A visita foi programada e será guiada pela equipe da Bienal, que além de apresentar o espaço sob um olhar de quem está lá dentro, também terá uma conversa sobre preservação cultural e arquitetônica. A equipe contará ainda a história do edifício e quais usos a Fundação Bienal faz do espaço, incluindo a Bienal de Arquitetura que foi sediada no prédio até 2019.
Oficina de dança free step – 15h
Prevista para começar logo após a visita guiada, a oficina foi pensada para crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas de responsáveis adultos. Ela está a cargo do grupo Crossover, que marca presença há cerca de 12 anos no Parque, difundindo a arte da dança. O free step é uma dança urbana de movimentos livres com as pernas e com os braços sob as batidas da música eletrônica. O estilo baseia-se em movimentos elaborados e rápidos, trazendo também a mistura de outras danças.
Visitação livre – 10h às 18h
Quem prefere seguir seu próprio rítmo ou não puder participar da visita guiada, poderá desvendar os espaço do Pavilhão durante todo o dia, com entrada até às 17h30. QR Codes foram distribuídos pelas colunas do local, com links para informações históricas e curiosidades. Aqueles que adoram passear com seus fones de ouvido ouvindo música podem aproveitar um atrativo curioso: a equipe da Fundação Bienal elaborou uma playlist no Spotify especialmente a data. São músicas relacionadas ao momento da construção do complexo arquitetônico do Ibirapuera.
Sobre o Pavilhão aberto 2022
A segunda edição do programa Pavilhão Aberto acontece de maio a novembro e trata de questões relacionadas à preservação, modernização e usos contemporâneos do patrimônio histórico e arquitetônico do Pavilhão. O três primeiros encontros tem temáticas com partem do Pavilhão da Bienal para abordar conflitos contemporâneos. Os últimos três eventos , de setembro a novembro, discutem como o espaço determina experiências estéticas e sociais, e como artistas contribuem para imaginar diferentes usos para ele.
Pavilhão aberto 2022 Encontro 2: Urbanidade possíveis 11 de junho de 2022, sábado 10h – 18h: visitação livre, com última entrada às 17h30 11h - conversa com Louise Lenate Ferreira da Silva Inscrições gratuitas: aqui 14h - visita mediada ao Pavilhão Inscrições gratuitas: aqui 15h - Oficina de dança free step Inscrições gratuitas: aqui Link para a playlist no Spotify: open.spotify/playlist/Bienal Para saber mais sobre cada música, leia em: bienal.org/post pavilhão aberto