conteúdo adaotado do texto enviado pela assessoria de imprensa da 123Milhas
O Natal é uma festa (originalmente) religiosa que acontece ao redor do mundo em aproximadamente 150 países. Nestes locais, o dia 25 de dezembro é feriado e existe uma celebração especial. Em alguns territórios, a celebração tem características semelhantes às brasileiras e em outros os costumes são bem diferentes! O conteúdo abaixo é uma adaptação do desenvolvido para o blog 123Milhas e reproduzido com autorização.
Foram destacadas curiosidades das comemorações do Natal ao redor do mundo, especialmente em sete destinos: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, Irlanda e África do Sul.
Natal nos Estados Unidos
Tudo o que envolve a temporada de festas nos Estados Unidos é grandioso, desde a decoração das lojas até a programação de shows e lazer ao ar livre nas semanas que antecedem o Natal. As pessoas gostam de decorar o exterior de suas casas e costumam deixar biscoitos e um copo de leite ao lado da árvore como lanche para o Papai Noel. As crianças adoram esse momento especial.
O Rockefeller Center, em Nova York, é um dos lugares mais visitados nesta época do ano. Lá, é montada uma enorme árvore de Natal e uma pista de patinação no gelo. Os americanos gostam de beber eggnog, uma bebida alcoólica habitualmente servida na ceia de Natal, muito semelhante à gemada. A confraternização é celebrada em encontros de vizinhos, tanto na decoração das ruas quanto nos muitos corais natalinos.
É alto inverno no hemisfério norte e o Canadá é um dos países em que sempre há muita neve. A tradição de Natal no país é bastante diversa devido ao número de imigrantes que moram no local, então há vários tipos de celebração, uma mistura de culturas. Toronto é uma cidade que concentra essa diversidade. Segundo a ONU, sua população de 5 milhões de residentes inclui mais de 80 grupos étnicos falando mais de 50 idiomas diferentes.
Acontece em Toronto um dos maiores e mais antigos desfiles do mundo! Tudo começou em 1905, quando o Papai Noel foi puxado pelas ruas da cidade, e várias crianças decidiram segui-lo. A tradição existe há mais de 100 anos e agora é um grande evento com mais de 20 carros alegóricos e mais de 2 mil espectadores anuais. Palhaços, pessoas fantasiadas, e muitas cores fazem parte desta animada celebração, que costuma ter quase três horas de duração, tomando conta das ruas da cidade.
A celebração Natal ao redor do mundo, nos leva de volta ao hemisfério sul. Os australianos celebram o Natal aproveitando o verão na praia. São feitas guirlandas de flores para enfeitar as portas das casas e alguns vizinhos disputam a melhor decoração e até uma exibição de luzes. Uma árvore nativa australiana, chamada “Christmas Bush”, também é usada como decoração.
As flores ficam com um vermelho profundo e brilhante ao longo de algumas semanas. A maioria das famílias tenta estar junta no Natal, e a refeição principal é o almoço. O prato mais comum é um churrasco com frutos do mar, como camarões e lagostas. Na véspera de Natal, os mercados de peixe costumam estar cheios de pessoas para comprar iguarias frescas. Entre as sobremesas mais típicas, destacam-se a pavlova e o tradicional pudim de Natal.
Nova Zelândia
A decoração de Natal na Nova Zelândia é como em muitos países ao redor do mundo, com árvores e ruas decoradas. Vizinho de continente da Austrália, o país compartilha com ela alguns costumes. A maioria das famílias substitui a ceia pelo churrasco durante o dia. Lá, as carnes preparadas vão além dos frutos do mar, com fatias de presunto, veado ou algum outro tipo de carne (que para nós é ) exótica. Também são populares sobremesas como pavlova, merengues, salada de frutas, geleia e sorvete.
Outra curiosidade é que em algumas cidades do interior o Papai Noel dá uma passadinha pelas ruas durante o dia e entrega doces para as crianças. Além do bom velhinho, muitos moradores se vestem à carater e saem desfilando, eles costumam gostar quando os turistas embarcam na tradição. Nas principais cidades, como Auckland, Wellington, Christchurch e Hamilton, há grandes shows e exibições de luzes de Natal.
Ainda que na Inglaterra seja inverno, a neve não se apresenta por lá com frequencia. Nestas ocasiões, a data é celebrada festivamente como ‘white Christmas’! Com ou sem a presença da neve, a celebração inglesa tem sempre muito luxo e corais natalinos de norte a sul do país. A mais simbólica árvore de Natal de Londres, que fica na Trafalgar Square. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, ela vem da Noruega: Oslo oferece a árvore a Londres em agradecimento ao auxílio prestado pelo reino naquele período.
Uma curiosidade interessante é que as crianças acreditam que o Papai Noel coloca os presentes em meias ou fronhas, penduradas normalmente na lareira ou nas camas na véspera de Natal. A principal refeição de Natal é o almoço. Os pratos tradicionais são peru assado, bacon e salsichas, e servidos com molho de cranberry e molho de pão. A couve-de-bruxelas também é muito consumida nesta época. O bolo de Natal, feito de frutas, marzipã e glacê é bem famoso.
Apesar do clima totalmente diferente e teoricamente não termos relação direta com a Irlanda, entre os países ao redor do mundo é da Irlanda o Natal mais parecido com o brasileiro. Eles tem ceia com peru e cantam jingle bells! Uma outra curiosidade, que se repete em vários países da Europa, são as feiras de Natal, chamadas de Christmas Market. Elas acontecem todo mês de dezembro e nas barraquinhas se encontram comidinhas especiais, além de acontecerem performances e atividades para a garotada.
É tradição a montagem na árvore em 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. Há uma tradição na qual as pessoas colocam uma vela grande no parapeito da maior janela da casa após o pôr do sol na véspera de Natal. A vela é deixada para queimar a noite toda e representa uma luz de boas-vindas para Maria e José. Uma das comidas tradicionais e históricas é um bolo redondo, cheio de sementes e alcaravia (cominho-armênio ou cúmel).
Um Natal também parecido com o brasileiro, no continente afriano. A tradição da ceia na Africa do Sul tem peru, rosbife, leitão com arroz amarelo e passas. Para sobremesa há o pudim de Natal ou o chamado pudim malva. Tortas de carne moída também são populares. O país tem temperaturas bem altas nesta época, com médias de 30 °C em dezembro. Talvez por isso, as comemorações costumam ser ao ar livre. Os sulafricanos montam árvore e distrubuem presentes, mas seu almoço do Dia de Natal acontece tradicionalmente do lado de fora da casa, nos jardins ou no quintal.
No blog da 123Milhas há também uma matéria sobre Árvores de Natal, aqui no Brasil (leia aqui).
fonte adicional: site Cursos no Canadá