Para comemorar o primeiro ano de atividades, será lançado hoje, às 21h, um documentário que mostra a concepção do projeto e como ele está sendo colocado em prática.
A São Paulo Escola de Dança – Centro de Formação em Artes Coreográficas foi criada há um ano, pelo Decreto Estadual nº 66.412. Ele foi assinado dia 29, mas publicado no Diário Oficial do Estado no dia 30 de dezembro de 2021. A escola tem a aura da São Paulo Companhia de Dança, também uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora.
O objetivo da SPED é se tornar a maior escola de dança da América Latina, com todos os cursos gratuitos à população. Seu leque formativo se divide em 4 eixos, entre Cursos Regulares para jovens e adultos, Cursos de iniciação à dança voltados à adolescentes entre 13 e 17 anos, Cursos livres e de Extensão Cultural, que abordam diferentes aspectos do universo da dança e podem ser oferecidos a diferentes faixas etárias, de acordo com seu tema.
O quarto eixo pode estar entrelaçado aos cursos, é dar Oportunidade. Este eixo prevê a possibilidade de oferecimento de diferentes tipos de bolsa auxílio, assim como apoio aos aprendizes para inserção no mercado de trabalho. E ainda, a promoção de projetos que possibilitam ações afirmativas e projetos de intercâmbio cultural para estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.
O documentario que será lançado logo mais foi batizado de ‘Espirais do Tempo‘. Ele tem produção da Galeria Produções, que acompanhou toda a formação da escola, desde reuniões de projeto até a inauguração oficial, e depois, ao longo de um ano de atividades. O lançamento será hoje, 30 de dezembro, às 21h, no canal da São Paulo Escola de Dança (link abaixo). São 30 minutos de imagens, depoimentos e realizações.
Além dos idealizações e de professores, o documentário também inclui depoimentos de estudantes, que contam suas motivações, sonhos e o que os levou à escola. Entre as imagens, há também momentos em sala de aula, palco, e todo o processo de reforma da sede oficial até sua ocupação. “Para nós é um presente podermos ter documentado cada passo que demos na construção da São Paulo Escola de Dança. É um sonho realizado”, comemora Inês Bogéa.
“Assistindo ao filme, tenho a certeza de que este é apenas o começo do compromisso de promovermos o ensino e o aprendizado da dança, utilizando a arte e a educação como elementos de transformação social para democratizarmos o acesso da população à formação artística. Temos muito o que fazer e ainda mais ideias e projetos para compartilhar”, completa a diretora da escola.
Documentário "Espirais do Tempo" Estreia sexta, 30/12, às 21h Duração: 30 min Classificação: Livre Link: youtube.com/@SaoPauloEscoladeDanca
As atividades da São Paulo Escola de Dança em 2023 serão retomadas logo no início de janeiro, com um curso de férias, cujas inscrições já foram encerradas. No momento, existem 3 processos seletivos abertos, sendo dois deles para contratação de professotes. São eles: Professores para Cursos Regulares; Professores para Cursos Livres e um processo para seleção de estudantes para Cursos Livres. Os links estão abaixo:
Inscrições para alunos a partir de 13 anos para os cursos livres: https://educlick.com.br/processo-seletivo-cursos-livres/
Seleção de professores para Cursos Livres https://educlick.com.br/processo-seletivo-professores-cursos-livres/
Seleção de professores para Cursos Regulares https://educlick.com.br/processo-seletivo-professores-regulares/
Mais informações: https://www.spescoladedanca.org.br/