São muitas formas diferentes de celebrar o dia 06 de janeiro, tanto em cidades do Brasil como ao redor do mundo
O Dia de Reis é uma das festas dos católicos, comemorada com diferentes tradições em todo o mundo. Seria neste dia que os reis magos teriam chegado à mangedoura em que nasceu Jesus, para visitá-lo e oferecer presentes. Melquior, Gaspar e Baltazar levaram ouro, significa a realeza de Jesus, incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. O ouro e a mirra foram essenciais para a sobrevivência de José e Maria quando fugiram para o Egito, a fim de proteger seu filho Jesus.
Nos diferentes países em que o Dia de Reis é comemorado existem costumes locais especiais. Aqui no Brasil, a data fecha o ciclo natalino e é o momento de se guardar a decoração especial de Natal, tirar os enfeites da árvore e das portas. [Essa tradição, nem sempre é respeitada, como ocorreu este ano no Parque do Ibirapuera, cuja árvore já estava sendo desmontada no primeiro dia do ano.] O 6 de janeiro também encerra a celebração da Folia de Reis, ou reisado, que dura 12 dias, desde a véspera do Natal, até a data na qual os Reis Magos chegam a Belém.
Em alguns países da Europa, como Portugal e Espanha, no Dia de Reis acontece a troca de presentes e não no Natal, afinal, foi neste dia que Jesus recebeu seus presentes! O blog da 123Milhas descreve uma tradição bem especial para a data, que acontece em Porto Rico. Lá, na madrugada de 5 para 6 de janeiro, as crianças recolhem um pouco de erva ou folhas no pátio das suas casas e colocam numa caixa ao lado da cama. Reza a lenda que os camelos alimentam-se disso e os Reis Magos deixam um presente como recompensa.
A Estrela de Belém
Na história dos Reis Magos, a estrela de Belém é também protagonista. Este motivo justifica que em 06 de janeiro também se comemore o Dia do Astrólogo. A astróloga Virginia Gaia, comenta que os reis magos atravessaram longas distâncias, utilizando a linguagem dos astros para orientação geográfica. Vários astrônomos e astrólogos tentam encontrar uma conclusão sobre qual fenômeno celeste poderia ser relacionado à Estrela de Belém. Especula-se sobre uma conjunção entre os planetas Júpiter e Vênus ou Júpiter e Saturno. Também há a possibilidade de que tenha havido alguma supernova ou a passagem de um cometa, mas não há nada conclusivo.
A ideia de que os Reis Magos se utilizaram das estrelas para chegar a Jesus recém nascido, segundo Virginia Gaia, faz uma relação direta ao que a astrologia estuda: todos os indivíduos estão conectados ao universo por meio da posição das estrelas no momento do seu nascimento. Daí vem a importância do emprego da Astrologia para o autoconhecimento e autodesenvolvimento humano.
Comidas e doces para os Reis Magos
Também vem da Europa algumas receitas especiais para o Dia de Reis. Em Portugal, o Bolo Rei é um bolo ou pão doce, feito para se presentear. Ele tem massa clara, com ovos e frutas secas, frutas cristalizadas e algumas vezes também frutas em calda, especialmente para se decorar. Ele costuma ser assado em uma forma redonda lembrando uma coroa.
Já a Galette des Rois, uma tradição da França, é um bolo feito com massa folhada e creme de amêndoas, servido especialmente no dia 06 de janeiro. O chef francês Pascal Abadie, da Jules L’art du Pain, conta que a tradição é que a familia se reuna para comer junta este bolo. A diversão do momento é ‘sortear’ quem será coroado rei ou rainha. O mais jovem da família fica embaixo da mesa (!!) enquanto o mais velho corta a Gallete e distribui as fatias, de acordo com a indicação deste jovem. Em uma destas fatias está escondida a chamada Fève (uma pequena figura do presépio). Quem receber esta fatia, será coroado o rei!
A Jules L’art du Pain faz a Gallete des Rois por encomenda. Ela vem com a Fève e acompanha uma coroa. Mais informações em @padariajules ou pelo whatsapp (11) 98090-5050
Sobre o significado para os católicos do Dia de Reis, leia o texto publicado no site da Arquidiocese de São Paulo, em arquisp.org.br/dia-de-reis-e-da-epifania-do-senhor