A pequena galeria instalada em Moema Pássaros abre neste sábado (14) “Tridimensional: Entre o sagrado e o estético”, um recorte da coleção particular de Vera e Miguel Chaia
A mostra Tridimensional: Entre o sagrado e o estético investiga a presença destes dois conceitos em obras de arte contemporâneas, pertencentes ao casal Vera e Miguel Chaia. O recorte da coleção particular reúne 46 obras, entre telas, objetos e esculturas. Os curadores Miguel Chaia, Laura Rago e Gustavo Herz selecionaram obras de 35 diferentes artistas brasileiros, que vão desde nomes consagrados a jovens talentos do cenário artístico brasileiro.
No processo de curadoria, foram examinadas questões que vão desde a possibilidade de se perceber o sagrado na arte contemporânea, até o quanto cada artista ou obra se aproxima ora mais ora menos do sagrado ou do estético. O conceito de sagrado é aqui entendido no seu significado amplo de religioso, venerável, ritualístico, mítico, alquímico e metafísico. Já o estético, como a linguagem que opera revoluções nas formas de expressão, rompendo claramente vínculos com áreas externas à própria arte.
Para o curador e colecionador Miguel Chaia, “A arte está aberta a qualquer pesquisa que assuma a perspectiva da política ou da filosofia, da religião, da economia, da semiótica e da estética. E, com frequência, essas perspectivas estão interligadas”. Este conceito trouxe como resultado uma mostra site specific que contempla a vocação e as particularidades da galeria Arte132, e que desdobra-se em um belo jardim de esculturas.
Tridimensional: Entre o sagrado e o estético tem entrada gratuita. É uma oportunidade excelente de conhecer obras de uma das mais importantes coleções de arte contemporânea brasileira. Um acervo adquirido pelo casal Vera e Miguel Chaia ao longo dos últimos 45 anos. Entre as obras expostas estão quadros e esculturas de grandes nomes como Artur Lescher, Carmela Gross, José Resende, José Leonilson, Leda Catunda, Marcelo Cidade e Tunga.
Os Curadores
Miguel Chaia é graduado em Ciências Sociais pela PUC-SP, mestrado e doutorado em Sociologia pela USP. É professor do Curso Arte: História, Crítica e Curadoria, da PUC-SP, e coordenador e pesquisador do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP).
Laura Rago é curadora independente e jornalista de arte graduada em história e pós-graduada em Jornalismo Cultural e em Arte: Crítica e Curadoria, ambos os cursos realizados na PUC-SP. Pesquisadora na área de Arte e Política, História das Exposições, Arte e Tecnologia e Arte Pública.
Gustavo Herz é graduado em Arte: História, Crítica e Curadoria pela PUC-SP. Ator e curador. Pesquisador na área de religiosidade. Promove eventos culturais independentes.
Exposição "Tridimensional: Entre o sagrado e o estético" Recorte da coleção particular de Vera e Miguel Chaia. Curadoria: Miguel Chaia, Laura Rago e Gustavo Herz Arte132 Galeria Av. Juriti, 132, Moema pássaros Segunda a sexta, das 14h às 19h. Sábados, das 11h às 17h Vernissage: sábado, 14.01, das 11h às 17h Encerramento com Recital de piano, sábado 11 de março, às 11h30 Entrada gratuita
Relembre (neste link) duas outras mostras que passaram pela Arte132 em 2022.
A Arte132 acredita que a arte de um país e de um período não é constituída apenas por alguns nomes definidos pelo mercado, mas por todos os artistas que desenvolveram um entendimento do mundo e do homem em determinado momento. A casa (concebida pelo arquiteto Fernando Malheiros de Miranda, em 1972), para além de uma galeria de arte, é um lugar de encontros, diálogos e descobertas. Conheça mais em https://arte132.com.br