Evento que reune empreendedores brasileiros nipo-descendentes celebra o mês de aniversário da imigração japonesa no Brasil, com arte, gastronomia e oficinas culturais
Acontece neste sábado e domingo, dias 03 e 04, das 10h às 18h, no Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera, a Kurafuto. A feira Nipo-brasileira contemporânea reúne gastronomia, moda, música, arte e decoração, inspiradas e influenciadas pela cultura japonesa. O evento celebra ainda o aniversário da imigração japonesa no Brasil, iniciada oficialmente em 18 de junho de 1908, com a chegada do famoso navio Kasato Maru.
A palavra japonesa “Kurafuto“ é derivada do termo “Craft” do inglês, em sua pronuncia com acento oriental. Ela diz respeito à capacidade de se produzir algo com as próprias mãos. Como o nome do evento sugere, ele busca valorizar e incentivar a produção de nipo-descendentes no Brasil. Serão 15 expositores na área de gastronomia, além, é claro, da Japas Cervejaria e ainda outros 21 expositores, entre artistas, desgners e artesãos (veja relação abaixo). Haverá também oficinas e workshops nos dois dias de evento.
O evento, criado pelas empreendedoras da Japas Cervejaria, teve duas edições pré-pandemia, no MIS e na Heavy House. A terceira edição no ano passado já foi no Pavilhão Japonês, que recebe neste fim de semana, dias 03 e 04, a edição 2023 da Kurafuto. Será cobrado um valor simbólico de entrada para o evento, de R$7 por pessoa, revertido para a manutenção do próprio Pavilhão Japonês. O local foi construído pelo governo do Japão, como um presente à cidade de São Paulo, pelo IV Centenário.
“A Kurafuto materializa dois conceitos culturais japoneses que norteiam nosso trabalho na Japas Cervejaria: o conceito do Wa, que diz respeito ao entendimento sobre a importância de se viver e conviver em harmonia, e também com o conceito do Ichigo Ichie, que trata da importância de reconhecermos cada momento como único, valorizando o presente. Cuidamos para que todos os detalhes expressem esses valores, desde a atmosfera que o Pavilhão Japonês proporciona, à escolha dos expositores”, comenta Tânia Matsuoka, responsável pela curadoria e produção executiva do evento.
Oficinas da Sala do Chá Sábado, 03 de junho 14h00 - Demonstração do fazer papel com Kamori 15h30 - Painel de debate - A identidade das mulheres asiáticas Domingo, 04 de junho 11h00 - Demonstração do fazer papel com Kamori 14h00 - Workshop "I'm remarkable" com Maya Tanizaki 15h30 - Oficina “Fazeres Manuais Ancestrais” com Fabiana Sakihara
Relação dos Expositores confirmados para o evento
Gastronomia
Bao Hut
Cake.Ya
Japas Cervejaria
Jojo Ramen
Misso Karai
Mori Chazeria
Ooey Cookie
Oyako Tsukemono
Pri & Deki
Wasabi Japa
Yu Yatai
Hakkopan
Izakaya Otoshi
Jabuticaba confeitaria
Sandoiti
Sitio Shimada
Arte, moda, decoração, jóias
0101 Natural Care
Anna Maeda
Arigatou
Asahi Marcenaria
Camila Gondo
Casa Aba (Ju Aoki)
Estúdio Tatu
Hobo Moda Livre
Ikuno Handmade
Jaci Natural
Kiiro
Lac Atelier
Lívia Koreeda
Luciano Ogura
MK Artes
Ohayou
Sekai ateliê
TENSHI
Tokimono (cerâmica)
Uekubo Studio
Vivian K Jóias
Kurafuto 2023 Sábado e Domingo, 03 e 04 de junho Das 10h às 18h Pavilhão Japonês - Parque do Ibirapuera Acesso pelos portões 3 e 10 – Av. Pedro Álvares Cabral Entrada R$ 7,00 (valor revertido à manutenção do Pavilhão Japonês) *crianças até 4 anos não pagam
Esta será uma oportunidade para experimentar todos os sabores (exóticos) das cervejas da Japas Cervejaria. Além de todas as variedades fixas do seu portfólio, que inclui cervejas com gengibre ou wasabi, haverá chopes e latas de algumas cervejas sazonais de edição limitada, como a Kamakura Maru (Hazy IPA com goiaba) ou a Tigresa (Rice Hazy IPA). Esta última, lançada no Brasil e nos Estados Unidos como resultado de uma colaboração entre mulheres asiáticas amarelas.