Santos Dumont no Farol Santander

Exposição Santos Dummont - Farol Santander

Será aberta nesta sexta-feira, dia 14 de julho, a exposição Santos Dumont – o poeta inventor, em comemoração aos 150 anos do nascimento do aviador brasileiro.

A mostra Santos Dumont – o poeta inventor ocupa dois andares do Farol Santander, edifício icônico no centro da capital pauslita, com fácil acesso pelo metrô São Bento. Sua abertura ao público acontece nesta sexta, dia 15 de julho e vai até dia 15 de outubro, com classificação livre.

A mostra tem detalhes encantadores, como o piso do 24º andar, que é uma imagem aérea de Paris, com as indicações de locais e fatos importantes na vida do aviador brasileiro. Está descatada no mapa a trajetória de um vôo que contornou a Torre Eifel, em que Santos Dumont recebeu uma premiação e também a localização de sua casa, com sua foto posando em frente a ela. Neste andar estão protótipos de balões e dirigíveis construídos especialmente para a mostra, pelo arquiteto Ricardo Martins Girotto Mendes, na mesma escala, de forma a deixar que o visitante perceba a evolução e a diferença de tamanho entre cada uma das aeronaves.

Nas paredes, além dos desenhos dos projetos, há também textos do próprio Santos Dumont explicando algumas de suas ideias. A curadoria da mostra é de Ceres Storchi, que nos guiou em uma pré-inauguração, dando detalhes interessantes sobre a expsição e seu retratado. Um cesto exposto no 24º andar por exemplo é o original do Balão Brasil, o primeiro desenvolvido por ele. Há também alguns objetos pessoias e até um boneco representando o aviador em tamanho real – há uma controvérsia sobre sua altura, se 1,62m ou 1,58m.

O patamar da escada entre o 24º e o 23º pisos merece ser vista com calma. No chão e na parede do fundo há a aplicação de uma foto do céu de París, com a representação de algumas aeronaves voando. As paredes laterais espelhadas dão uma visão infinita da imagem muito bonita. Se andar inicial da exposição é extremamente rico em detalhes e informações, o piso logo abaixo não perde sua magia. Há mais itens históricos e objetos pessoais, e ainda uma versão do aviõe Demoiselle em tamanho real, suspenso no ar.

Neste andar estão duas experiências interativas bastante interessantes. A primeira, um modelo de planador, em que o visitante senta em uma cadeira e com um joystick faz um passeio mudando a direção de vôo à vontade, vendo a projeção deste céu em que estaria navegando. Do outro lado da mesma sala, a interação é em pé. Como que no cesto de um balão, montado em uma plataforma, o visitante também controla seu voo para os lados, para cima e para baixo.

Um espaço central, decorado com as cores do angar de Santos Dumont, ficam algumas mesas em que monitores vão propor atividades para os pequenos, como um jogo da memória com elementos vistos na exposição. Há também, na parede, quadros imantados, com quebra cabeças de fotos e cartões postais de época com os dirigíveis e balões. Um espaço pensado nas crianças, mas que certamente também vai atrair os adultos.

A exposição fica nos andares altos do Farol Santander, mas um grande chamariz está já no hall de entrada do edifício. Um modelo pilotável do 14 Bis, suspenso no ar, mas impossível de não ser notado. A réplica foi por Alan José Calassa, em 2005, com os materiais utilizados à época, desde a madeira, os tecidos e até as cordas de piano usadas para fixação. O avião exposto pesa 150kg, mede 9,6 metros de comprimento por 11,7 metros de envergadura e 3,72 metros de altura na extremidade das asas.

Santos Dumont - o poeta inventor
De 15 de julho a 15 de outubro
Farol Santander São Paulo
Rua João Brícola, 24 – Centro (próximo à estação São Bento do metrô)
Terça a domingo, das 09h às 20h
Ingressos: R$ 35,00 (R$ 17,50, meia-entrada) 
Compra online (neste link) ou na bilheteria no local
A exposição conta com o patrocínio do Santander e Ministério da Cultura e Apoio da Fundação Santos Dumont, Comando Aéreo, Cartier e Museu Paulista.