Serão quatro sessões especiais do último espetáculo em que o ator encenou, com a presença no palco de Duda Mamberti substituindo o pai no papel de Dasco Nagy
Há dois anos, em 03 de setembro de 2021, o Brasil perdia o ator Sérgio Mamberti, além de gigante em cena, era um importante ativista. O ator será homenageado a partir deste sábado, em 4 sessões do espetáculo O Ovo de Ouro, o último em que atuou com público presente, e cuja estreia em 2019 celebrou seus 80 anos. Encenando o protagonista vivido pelo pai, estará no palco Duda Mamberti.
O espetáculo trata de um assunto denso, mas sua classificação indicativa é de 12 anos. A peça mostra o conflito vivido por um grupo de judeus, selecionados para o Sonderkommando ou comandos especiais. Estas unidades de trabalho, formadas por prisioneiros, trabalhavam nas câmaras de gás e nos crematórios dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Obrigados a participar da aniquilação de seu próprio povo, esses prisioneiros não apenas conduziam outros judeus à câmara de gás, como operavam as máquinas e ocultavam as provas do Holocausto. Quem se recusava a realizar esse papel era morto, assim como quem não conseguia mais desempenhá-lo. O conflito interno gerado por essa ‘função’ está no centro do texto de Lucas Papp.
“A ideia de escrever a peça começou em 2014, quando eu fui apresentado ao universo do Sonderkommando por meio de um pequeno artigo em uma revista. Essa figura do judeu que tem que auxiliar com o extermínio do próprio povo mexeu muito comigo e minha noção de humanidade, e me incentivou a tentar entender por que eles faziam isso, por que eles não se recusavam”, explica Luccas Papp.
O personagem central da peça, Dasco Nagy, foi Sonderkommando e sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. São apresentados dois momentos de sua vida: no passado, sua relação quando jovem (Luccas Papp) com seu melhor amigo Sándor (Leonardo Miggiorin), com a prisioneira Judit (Rita Batata) e com o comandante alemão Weber (Ando Camargo). No presente, o texto mostra Dasco (Duda Mamberti), em idade avançada, narrando o que viveu no campo de concentração e descrevendo a partir do seu ponto de vista os horrores e tristezas da Segunda Guerra Mundial.
Em 2019, a peça esteve em cartaz no Sesc Santo Amaro e no Teatro Porto Seguro, com direção de Ricardo Grasson e, no elenco, Sérgio Mamberti, Leonardo Miggiorin, Rita Batata, Ando Camargo, além do autor, Lucas Papp. Venceu o Prêmio Bibi Ferreira na categoria Melhor Ator para Sérgio Mamberti e foi indicado Melhor Texto para Luccas Papp e Ator Coadjuvante para Leonardo Miggiorin.
A versão de 2023 mantém o elenco e conta com Duda Mamberti, que já conhecia bem o personagem do pai. “Estudamos juntos a peça, pois durante o processo de montagem eu batia texto com ele. Já fiz alguns personagens que ele viveu no teatro ou no cinema, mas esse trabalho é mais uma homenagem que eu presto a ele. Além da importância do texto do Luccas, que serve para alertar as pessoas que o que vale é o amor e não o ódio e que a gente tem que seguir o caminho do amor.”
O Ovo de Ouro no Teatro Itália Bandeirantes Dias 2, 3, 9 e 10 de setembro Sábados às 21h e domingos às 19h. Classificação: 12 anos. Duração: 95 minutos. Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia entrada) Avenida Ipiranga, 344 – Edifício Itália – Subsolo Ingressos em bileto.sympla.com.br/ovo de ouro
Relembre em “Estreia hoje, “Novo e Normal”, uma comédia online” como foi o espetáculo encenado durante a pandemia por Sérgio Mamberti, ao lado de outros sete artistas, cada um de sua casa! O teaser de chamada gravado pelo ator revelada que estava sendo uma experiencia muito divertida (link na matéria). Nós de Moema e Região assistimos duas vezes ao espetáculo, e com certeza foi uma das experiências mais interessantes da pandemia.
Ficha Técnica – Texto: Luccas Papp. Direção: Ricardo Grasson. Elenco: Duda Mamberti, Leonardo Miggiorin, Rita Batata, Ando Camargo e Luccas Papp. Voz em off: Eric Lenate. Cenografia e visagismo: Kleber Montanheiro e Edgar Cardoso Desenho de Som e Trilha sonora original: L.P. Daniel. Desenho de luz: Wagner Freire e João Delle Piagge. Videomapping: André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo). Figurinos e adereços: Rosângela Ribeiro. Assistente de Direção: Heitor Garcia. Operação de Som: Karine Spuri Operação de Luz: João Delle Piagge. Camareira: Elizabeth Chagas. Posticeria Facial: Feliciano San Roman. Assistência de Palco: Pedro Didiano e Hel Prudencio. Cenotécnico: Alicio Silva. Aderecista: Ronaldo Dimer. Costureiras: Vera Luz e Noeme Costa (In memoriam) Alfaiataria: JC. Assistente de iluminação: Alessandra Marques. Assistente de Figurino: Eduardo Dourado. Supervisão de Conteúdo: Vinicius Britto. Conteúdo Histórico: Lucia Chermont, Marcio Pitliuk Franthiesco Ballerini e Priscila Perazzo.Assessoria Linguística e Fonética de Liturgia Judaica: Beto Barzilay. Idealização: Luccas Papp e Ricardo Grasson. Produção: NOSSO cultural e LPB Produções Direção de produção: Ricardo Grasson e Luccas Papp. Produção Executiva: Heitor Garcia e Guilherme Bernardino Gestão de Projeto: Lumus Entretenimento. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Fotos: Leekyung Kim.