Evento celebra a música, as artes visuais e a cultura negra na capital paulista e oferece ingressos sociais para pessoas trans e pessoas de origem africana que morem no Brasil
A terceira edição da Boogie Week, festival de celebração à música, arte e cultura negra de São Paulo, está confirmada para o próximo sábado, 25, no espaço agora chamado de Arena de Eventos do Parque Ibirapuera. O festival terá diversas atrações, inclusive a celebração dos 50 anos do Hip Hop, em um palco exclusivo para o gênero. Além da programação musical com curadoria assinada por Kaire Jorge, a Boogie Week também terá espaços dedicados à arte e ao entretenimento, valorizando a produção cultural negra.
Segundo a idealizadora do evento, a CEO da Boogie Naipe, Eliane Dias, o festival traz a “ideia de pertencimento, acolhimento e celebração do passado, presente e futuro”. A proposta é criar um espaço novo para a população negra, “onde a nossa cor não seja lembrada só para falar de dor, de luta e resistência, mas para criar novas memórias com nossas presenças e nossos sorrisos”.
Entre as atrações confirmadas, estão MC Carol, Linn da Quebrada, Pixote, BK’, Tz da Coronel, Duquesa, Yunk Vino, Danzo, Mc Luanna e Bebé. O festival também terá a presença do cantor americano de R&B e Soul, October London, que fará sua primeira apresentação no Brasil, com produção executiva de Mano Brown. Outro destaque é a DJ th4ys, que vêm revolucionando a produção musical brasileira contemporânea. A abertura do festival será com o bloco afro Ilú Obá de Min e no encerramento se apresenta a bateria da Vai-Vai.
Ingresso Social
Com objetivo de alcançar ainda mais pessoas e trazer diversidade real ao evento, os organizadores estão oferecendo ingressos sociais gratuitos para pessoas trans e pessoas de origem africana que vivam no Brasil. É preciso preencher um formulário online (link abaixo) até a véspera do evento ao meio-dia, com dados pessoais. Poderá ser entregue um ingresso por pessoa, de acordo com a disponibilidade e a lotação do evento. Os selecionados serão informados por e-mail e deverão apresentar documentos para comprovação das informações fornecidas na entrada do festival.
Além da música no Boogie Week
O festival terá muita música e também espaço para homenagens importantes. Haverá como nas edições anteriores uma premiação aos griôs (sábios da tradição oral e ancestralidade). A terceira edição vai destacar Beth Beli, fundadora e coordenadora do bloco afro Ilú Obá de Min, e fará uma homenagem póstuma a Emanoel Araújo, artista plástico fundador do Museu Afro Brasil. De hoje (21) a sexta (24) serão realizadas ações formativas dedicadas às artes visuais, negócios da música, aos 50 anos do Hip-Hop, à cidadania e bem-estar da população negra no MAB Emanoel Araújo (informações no site do evento).
Festival Boogie Week 2023 Sábado, 25 de Novembro, do meio-dia às 22h Arena de Eventos do Parque Ibirapuera Acesso pelo Portão 10, na Av. Pedro Álvares Cabral, próximo à ALESP Classificação indicativa: 18 anos. Menores devem estar acompanhados pelos responsáveis. Ingressos: http://bit.ly/BoogieWeek23 Ingresso social: docs.google.com/forms/listas abertas Site Oficial: www.boogieweek.com.br
Leia neste link algumas explicações sobre o que é griô!
O festival Boogie Week inaugura em 2023 sua parceria com o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Associação Museu Afro Brasil. A edição deste ano contará também com o patrocínio da ONErpm, com os apoios da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Urbia, iFood, Budweiser, Eletromidia como parceiro de mídia e Sympla como plataforma oficial de vendas.