A tradicional companhia norte-americana faz apresentação gratuita especial para crianças no Teatro Alpha, em São Paulo.
No ano em que completa 50 anos de história, a companhia Dance Theatre of Harlem (DTH) volta ao Brasil para apresentações em São Paulo e em Trancoso.BA. Como presente muito especial para as crianças, será realizada uma matinê no próximo sábado, gratuita, especialmente para este público. Os ingressos devem ser retirados com antecedência no escritório do Mozarteum Brasileiro.
O Dance Theatre of Harlem é formado por bailarinos de diversas nacionalidades, inclusive de brasileiros. Mais que uma respeitada companhia de ballet de Nova York, é um projeto de inclusão fundado em um momento em que as questões raciais nos Estados Unidos estavam sendo mais debatidas, logo após o assassinato de Martin Luther King.
O bailarino Arthur Mitchell (1934-2018), primeiro americano negro a tornar-se estrela internacional do balé, chamou seu ex-professor Karel Shook (1920-1985), que na época era coreografo em uma companhia na Holanda, para montar o projeto no bairro em que havia nascido. Ambos fundaram a escola e a companhia que, até hoje, mantém os mesmos objetivos de envolver crianças e jovens em uma arte que exige dedicação e disciplina.
A apresentação para as crianças no sábado, 12 de outubro, será especial não apenas pelo que representa o DTH, ou pela presença de dois fantásticos bailarinos brasileiros no corpo de baile, mas também por seu aspecto educativo. O elenco fará demonstrações na barra, para mostrar como se exercita, e em seguida dançará coreografias ao som de Duke Ellington (It Don’t Mean A Thing), Ezio Bosso (Vessels, 2º movimento), Riccardo Drigo e Baron Boris Fitinhoff-Schnell (Le Corsaire Pas de Deux) e James Brown (Mother Popcorn).
Após a apresentação, todo o grupo ficará disponível para responder perguntas da plateia. Os brasileiros Ingrid Silva e Dylan Santos serão dois dos bailarinos que terão muito a contar para os pequenos da plateia. Ambos cresceram no Brasil e, na infância, não tinham a garantia de que poderiam ingressar em uma companhia profissional de ballet.
Ingrid, de 30 anos, está no DTH desde 2008 e vem pela primeira vez se apresentar em nosso país: “A matinê em São Paulo nos dará uma oportunidade incrível de conexão com as crianças e seus pais, pois dificilmente há esse nível de acesso à arte”, reflete. Dylan Santos, comemora oportunidade que terá: “Quando praticava balé na infância, me espelhava nos profissionais e ficava maravilhado. Agora terei a chance de me apresentar para o público infantil no mesmo local que me fez sonhar com essa carreira. Espero inspirar essa nova geração e mostrar que tudo é possível”, diz o bailarino.
Serviço: Dance Theatre of Harlem 12 de outubro – 15h | Teatro Alfa | Matinê gratuita para Crianças Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 - São Paulo / São Paulo Retirada antecipada de ingressos: Mozarteum (Itaim Bibi) Para mais informações, ligue (11) 3815-6377. 11 e 12 de outubro – 21h | Teatro Alfa | Entrada por ingresso Ingressos/Setores: R$250 (Balcão e Frisas); R$400 (Plateia) https://compre.ingressorapido.com.br/event/12023-2/d/52870
Amo de mais ver vcs dançando!Parabéns