Abacaxi deixa de ser apenas estampa e passa a ser matéria prima de moda

Empresa brasileira lança calçados feitos em um tecido ecológico desenvolvido por pesquisadora espanhola a partir de folhas da fruta

O chamado Piñatex é um tecido feito a partir do abacaxi, criado pela designer espanhola Carmen Hijosa. São usadas as folhas da fruta, o que chamamos de coroa: um produto tão resistente quanto o couro de animais, que pode ser produzido em alta escala. A Insecta Shoes, empresa brasileira de calçados e acessórios veganos, fundada há 6 anos, adotou o tecido em sua produção.

São cerca de 20 abacaxis, que fornecem em torno de 480 folhas, para cada metro quadrado de tecido. O material acabaria descartado, caso não fosse usado para a produção dessa nova matéria prima. Para a indústria calçadista é um ganho, uma vez que o tecido se mostrou duradouro e versátil. Quem comenta é Barbara Mattivy, fundadora da Insecta Shoes: “O Piñatex é flexível, absorve bem as estampas e cores, e pode facilmente ser costurado.”.

Cuidados com meio ambiente

A nova opção de couro vegetal utiliza uma quantidade menor de água em sua produção e feita de uma matéria que seria descartada, além de ser um produto vegano, biodegradável e pensando de forma circular. O tecido Piñatex usado aqui no Brasil é importado. Segundo a Insecta Shoes existe, além da questão de patente, também uma preocupação social da criadora, que incentiva e colabora com a produção do abacaxi em algumas cooperativas agrícolas das Filipinas. No primeiro momento, foram lançados dois modelos de sapatos com o Piñatex, o Argia (R$319) e o Lampirus (R$239).

A Insecta Shoes tem, desde sua origem, a preocupação com o meio ambiente. Seus produtos são feitos no Rio Grande do Sul, com matéria prima de reuso. Antes do tecido de abacaxi, já era usados tecido feito a partir da reciclagem de garrafas pet, algodão reciclado, ou mesmo com reaproveitamento de roupas, garimpadas em diversos locais.  Para a palmilha são usados retalhos de tecido da própria produção e sapatos antigos que voltam de logística reversa. O solado é de borracha reciclada da indústria.

Além das lojas físicas da Insecta Shoes em Porto Alegre e São Paulo (em Pinheiros), também é possível comprar os produtos pela internet, através do site da marca. O fabricante garante a possibilidade de trocas, caso o produto não sirva. Os detalhes podem ser conferidos no site.

Insecta Shoes
Lojas físicas em Porto Alegre e São Paulo
e-commerce: https://insectashoes.com/collections/pinatex 
Instagram:  https://www.instagram.com/insectashoes/