Seja uma viagem rodoviária ou aérea, na correria do dia-a-dia é possível esquecer alguns detalhes de planejamento. O rol de roupas é uma das causas de estresse para alguns viajantes. Lembrar que a temperatura e clima em sua cidade pode não ser os mesmos do local para onde se vai, já é um bom começo para uma mala bem feita!
Aspectos mais práticos como documentação e regulamentos também podem ser causa de dores-de-cabeça, quando algo não sai como o esperado. O executivo da Allianz Travel, empresa líder em seguro viagem, Renato Rotta separou seis dicas, pensando em quem viajar de avião ou por via terrestre. Nada que seja complicado e com certeza irá garantir a tranquilidade em caso de imprevistos.
1. Documentos – especialmente das crianças.
Dentre os principais pontos do planejamento de uma viagem, a documentação deve ser prioridade. Seja em viagens aéreas ou mesmo quando o deslocamento é no próprio carro, todos devem estar seus documentos.
Para as crianças, quando desacompanhadas dos pais, é necessária uma autorização de viagem. O documento deve ser apresentado no embarque por empresas aéreas e rodoviárias e ainda pela polícia em caso de blitz. Para viagens aéreas, é exigida a autorização do Juizado da Infância e da Adolescência.
Para voos dentro do Brasil, a autorização deve conter informações como: origem e destino, data da viagem e validade do documento. Também são necessários os dados da criança e do responsável, bem como o respectivo grau de parentesco entre esses. Além disso é preciso incluir as informações da pessoa que vai receber a criança na chegada.
Quando a criança viaja sem um dos pais, também pode ser exigida a autorização, dependendo do destino. É importante ficar atento também ao prazo de validade dos documentos, inclusive do RG. Crianças e bebês tem prazos menores para o vencimento da documentação.
2. Dinheiro extra e cartões
Sempre que se viaja é importante levar um pouco de dinheiro em espécie, já que nem sempre é possível pagar as contas com cartões. Para viagens ao exterior, levar um pouco de moeda local em notas pequenas ou moedas também é uma boa dica. Lembre-se que imprevistos podem ter custo além do planejado e tenha uma reserva em espécie para evitar possíveis estouros de limite dos cartões, nesses casos.
Anote sempre o número de seus cartões em um papel e deixe guardado no hotel, em local seguro. Caso seja roubado ou perca o cartão, ter o número pode facilitar o processo de bloqueio. Nunca perca de vista seu cartão. Mesmo em blocos de carnaval, já foram relatados casos de falsos ambulantes que clonam número. Se houver desconfiança, ofereça sempre pagar em dinheiro, ou opte por comprar de outro vendedor.
3. Seguro viagem
Adquirir um seguro é uma boa dica, independentemente do destino ou duração da viagem. Para alguns países, o seguro viagem é exigido na imigração, portanto informe-se das características necessárias. A contratação do seguro pode garantir uma tranquilidade em caso de imprevistos, não apenas relacionados à saúde, mas também a extravio de bagagem ou problemas com documentos roubados, por exemplo. Consulte as várias modalidades e clausulas possíveis: alguns seguros até oferecem benefícios na locação de veículos e compras!
4. Regras para despacho de bagagem
As regras para mala de mão e peso das bagagens variam de acordo com a companhia aérea e mesmo com o tipo de passagem comprada. Pesar as malas em casa é uma dica importante para evitar sustos o embarque. Ainda na fase de planejamento, cheque se a franquia das bagagens é a mesma para as companhias aéreas escolhidas e faça os pagamentos extras necessários se for o caso: as taxas antecipadas costumam ser menores que no dia dos voos. Lembre-se também, que muitas vezes o peso na volta é um pouco maior, já que quase sempre são compradas algumas lembranças na viagem.
5. Despacho de malas em conexão
Uma distração muito comum entre os viajantes é esquecer do caminho de suas malas. Nem sempre o despacho é automático e pode caber ao passageiro essa responsabilidade. Consulte sempre a companhia aérea e verifique a informação também nos tíquetes de resgate de bagagem que ficam em sua posse.
6. Direitos em caso de cancelamento ou atraso
Atrasos em viagens são sempre um transtorno, já que os planos de passeio ou descanso precisam ser adaptados. Para que o maior dos problemas seja esse, é importante que o passageiro conheça seus direitos antes de iniciar a viagem. Assistência material, como pagamento de refeições, hospedagem ou transporte local em táxi pode ser obrigação das empresas aéreas em alguns casos como longos atrasos ou cancelamentos. No Brasil, os direitos são regulados pela ANAC, de acordo com as características de cada problema. Fora do país, companhias estrangeiras obedecem às regras locais.
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