Aulas e programação cultural sem sair de casa

Empresas apoiam as famílias para aproveitar o momento em que todos precisam ficar em casa.

Crianças e adolescentes sem aulas, adultos trabalhando em home office, idosos precisando  redobrar cuidados com saúde. O momento é de atenção e, algumas vezes, preocupação em preenchimento do tempo. Alguns sites de diferentes partes do mundo, atentos às necessidades atuais, abriram seus conteúdos para o público. É uma contribuição que chega em boa hora e incentiva o acesso à cultura.

A editora portuguesa Chiado foi uma das primeiras que se tem notícia neste movimento. Com a justificativa de que “nos próximos tempos importa, sobretudo, prevenir”, a recomendação é ficar em casa. Especializada na publicação de autores contemporâneos portugueses e brasileiros, a Chiado Books vai disponibilizar a cada dia um e-book diferente, gratuitamente. Não é preciso comprar ou se cadastrar para aproveitar essa promoção de conteúdo para quarentena!

Aulas de Inglês

Em Portugal algumas editoras liberaram seu conteúdo didático para alunos e professores gratuitamente, neste período. No Brasil, ainda não tivemos essa notícia, porém já existem algumas sinalizações nesse sentido. Para o ensino de inglês, a Chat Class, uma empresa de tecnologia focada no estudo do idioma iniciou o movimento. Ela oferecerá gratuitamente sua plataforma de aprendizado e aulas ao vivo com tutores do mundo inteiro para qualquer estudante do Brasil até 17 de Abril, prazo que poderá ser ampliado, de acordo com a necessidade.  

Para se beneficiar do serviço é preciso ter acesso ao Whatsapp uma vez que as aulas são ministradas nessa plataforma. O aluno inicialmente se apresenta e classifica seu conhecimento de inglês, em seis possíveis níveis que não do iniciante ao avançado. Existe o conteúdo didático, aulas ao vivo (de segunda a quinta às 20h pelo youtube), momentos de conversação em turma (semanais) e ainda tutores que ajudam na correção em tempo real de conteúdo e pronúncia dos alunos. Para se cadastrar ou apenas saber mais, acesse o site https://www.chatclass.com.br

Carmen de Bizet, cantora Elina Garanca – imagem: reprodução metopera.org
Metropolitan Opera

Enquanto os espetáculos ao vivo estão suspensos, o Met, um dos mais icônicos teatros de opera do mundo, localizado na Broadway, em Nova York, também entra na campanha pela cultura. “Queremos proporcionar uma ‘compensação’ aos amantes de ópera nesses tempos extraordinariamente difíceis”, disse o gerente geral do Met, Peter Gelb, em um comunicado à imprensa. Trata-se do “Nightly Opera Stream”.

A cada dia, neste período de quarentena, serão disponibilizados os vídeos de óperas completas, incluindo apresentação e entrevistas de bastidor, da coleção do Met, em HD, dos últimos 14 anos. O streaming gratuito já está disponível no site do teatro e a cada dia será uma peça disponível para o público, começando com Carmen, de Bizet. A relação das óperas previstas para esta semana, está disponível no site Operawire.

E que tal visitar museus sem sair de casa?

Uma postagem que circula nos grupos de whatsapp convida a uma visita por dia por dez dias, com o adendo de que se tornam dez dias mais cultos, divertidos, preenchidos e principalmente seguros! E quem for fanático das redes sociais pode até fazer selfie em frente à tela do computador! Vamos incentivar a cultura!

1. Pinacoteca di Brera – Milão https://pinacotecabrera.org/

2. Galleria degli Uffizi – Firenze https://www.uffizi.it/mostre-virtuali

3. Museu do Vaticano – Roma http://www.museivaticani.va/…/collezio…/catalogo-online.html

4. Museu Arqueológico – Atenas https://www.namuseum.gr/en/collections/

5. Museu do Prado – Madrid https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

6. Louvre – Paris https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne

7. British Museum – Londres https://www.britishmuseum.org/collection

8. Metropolitan Museum – Nova York https://artsandculture.google.com/explore

9. Hermitage – São Petersburgo – hermitagemuseum.org

10. Galeria Nacional – Washington https://www.nga.gov/index.html

2 comentários a "Aulas e programação cultural sem sair de casa"

  1. Muito bom! Obrigada pelas dicas! Vou repassar!

  2. Programação garantida para a quarentena inteira!

Os comentários estão fechados.