Você sabe como guardar os alimentos na geladeira da maneira correta?

O descuido na forma de guardar a comida na geladeira pode aumentar as chances de o produto estragar antes mesmo do vencimento.

Quando mais pessoas ficam em casa, é natural que o número de produtos guardados na geladeira aumente. Nem é preciso caracterizar como um estoque, mas a simples razão de todas as refeições sendo feitas no lar, já justifica o aumento do volume. Alguns cuidados são indicados para manter os produtos em boas condições por mais tempo e evitar o desperdício. A Tirolez, marca nacional bastante conhecida de laticínios, dá algumas dicas de cuidados neste sentido.

Higiene da geladeira:  pode parecer um cuidado excessivo, mas a boa higiene da geladeira também contribui para a conservação de alimentos. A forma mais indicada para isso é, após retirar os produtos de dentro da geladeira, usar bicarbonato de sódio e água para limpar. Não se indica usar outros produtos para que o cheiro deles não seja absorvido pelos alimentos. Antes colocar tudo de volta ao refrigerador, lembre-se de checar a data de validade e o estado de conservação de cada um.

Divisão dos espaços. Os compartimentos da geladeira são estruturados para receber tipos específicos de alimentos, de acordo com suas características e necessidades de refrigeração. Considere sempre o tipo de produto que será armazenado na geladeira antes de guardá-los.

  • Na porta da geladeira: podem ser colocados produtos em conservas, bebidas, condimentos e outros alimentos industrializados, que não requeiram refrigeração intensa;
  • Prateleiras superiores: são as que tem temperaturas mais baixas. Nelas, devem ser armazenados alimentos que tenham maior sensibilidade às variações de temperaturas, como as carnes cruas, frios e os laticínios, como queijos, cremes e requeijões;
  • Prateleiras intermediárias: são as que tem também a média da temperatura do compartimento como um todo. Ali devem ser acomodados alimentos semipreparados, sucos, ovos, saladas prontas e sobras de alimentos;
  • Gavetas inferiores: são próprias para armazenar os legumes, frutas e verduras e normalmente já chegam com essa indicação gravada! Nas gavetas esses produtos que são mais delicados são conservados no frio necessário. Colocá-los mais acima pode causar o resfriamento excessivo de folhas e até sua queima por congelamento.
Um costume antigo que deve ser abandonado:

Não se recomenda guardar os ovos na porta da geladeira. Essa área sofre constante mudança de temperatura, a cada vez que é aberta, o que pode possibilitar o desenvolvimento e reprodução de bactérias.

Atenção à embalagem! Mais que o vencimento, que todos já se habituaram a checar, verifique o tempo de validade após a abertura das embalagens e forma correta de conservação!!

4 comentários a "Você sabe como guardar os alimentos na geladeira da maneira correta?"

  1. Muito bom e muito útil!

  2. Vi que faço várias coisinhas erradas… Vamos tentar mudar!

Os comentários estão fechados.