O grupo de Teresopolis se viu obrigado a fechar as portas da loja física e aposta no comércio online como forma alternativa para vendas.
Dia 19 de março foi o Dia Mundial do Artesão. Foi nessa ocasião, tão significativa para os membros do coletivo Artesãos da Estrada, que uma decisão importante foi tomada. Pela primeira vez, as portas da loja colaborativa, inaugurada há pouco mais de um ano ficarão fechadas ao público. O momento é de explorar um mercado em que sua atuação ainda era pequena. O grupo irá fortalacer suas redes sociais, além de alimentar uma loja online.
O fechamento temporário do Espaço Vem da Serra, local em que funciona a loja colaborativa foi definido antes de qualquer determinação do poder público. O grupo, que não esconde depender das vendas para se manter, prioriza o cuidado com a saúde de colegas e visitantes. “Recebemos muitos grupos de turistas, vindos de todas as regiões”, comenta Mônica Deluqui, uma das organizadoras do grupo, “a realidade da transmissão do vírus de forma silenciosa é dura. Não vamos correr o risco de nos transformarmos em vetores”.
Durante o período de quarentena, o convite é para conhecer os Artesãos da Estrada, pela internet, através de redes sociais e website. O grupo tem uma diversidade muito rica, de estilos, materiais e produtos. São peças de mobiliário e decoração, luminárias, bonecos e fantoches. Há também canecas, panos de prato, sacolas e outros suvenires exclusivos da região de Teresópolis.
O Instagram do grupo vem sendo alimentado constantemente. Para compras diretas online, outra opção é visitar o site do Vem da Serra. O site, que vendia originalmente as criações do pesquisador e moveleiro Alexandre Toscano, foi disponibilizado para todos os artesãos. A ideia neste momento de resguardo é intensificar essa modalidade de compras.
Artesãos da Estrada (ordem alfabética):
- Adriana Paganote
- Alexandre toscano
- Aline Alencar
- Claudia Muniz
- Dolores Montesó
- Fabiana Kaled
- Fany
- Flávia Paonessa
- Graciana
- Jaê
- Maísa
- Marcos Alfredo
- Mônica Deluqui
- Nádia Gaspar
- Nancy Pedrozo
- Paulina Travassos
- Pillar Herrero
- Raquel Borges
- Sônia Ribeiro
- Thelma Burkley
- Willy Bull
Tão logo as autoridades de saúde confirmem a segurança, as portas do Espaço Vem da Serra serão reabertas. Os artesãos voltarão a se revezar no local, recebendo os turistas, conversando sobre suas técnicas e enfim comemorando a importância de sua profissão.
Serviço Espaço Vem da Serra - Artesãos da Estrada Rod. Teresópolis-Friburgo, 8000 – km 7,5. Bairro Albuquerque Teresópolis Fechado em função da pandemia de corona vírus Loja virtual: www.vemdaserra.com.br Instagram: @artesaos_da_estrada_terefri