Aproveite a quarentena para montar uma horta em casa com ervas medicinais

Foto Jill Wellington/Pixabay

Vasinhos com plantas podem ser cultivados até mesmo na cozinha, facilitando o acesso e uso das ervas no preparo de refeições e bebidas.

Ainda que a rotina de estar em casa o tempo todo não seja fácil, o cultivo de uma pequena horta pode ser terapêutico e prazeroso. A permanência no lar pode facilitar a lembrança de cuidar das plantas, colocando água e verificando o sol como rotina. São atividades que muitas vezes na correria do dia-a-dia são deixadas de lado.  

Segundo o professor de fitoterapia do HC/FMUSP, Daniel Alan Costa, um pequeno jardim pode ser cultivado com plantas benéficas para a saúde física e psicológica. Mesmo em um ambiente fechado, como um apartamento, é possível plantar alguns vaso e até envolver a família em seu cuidado.

Desde as aulas de ciências, aprendemos que as plantas filtram o ar, removendo gases tóxicos para a saúde e bem-estar. Ter plantas em casa é muito positivo também por este motivo, além da função decorativa de alguns vasos. Cuidado apenas para não ter vasos de planta nos quartos, ou ambientes fechados em que vá dormir. A razão também é a inversão de troca de gases que ocorre no período da noite.

As sugestões de espécies para o ínicio de uma horta medicinal em casa, contém algumas plantas famosas como temperos tradicionais. O especialista em medicina integrativa comenta que nesses exemplos, algumas das ervas tem propriedades medicinais. “Algumas tem poder de aumentar a imunidade e tratar problemas de saúde como dores de cabeça, estresse, doenças no sistema digestivo e nas vias respiratórias”.

Para iniciar sua horta em casa:

Tomilho – fácil de ser plantado, o tomilho tem propriedades que ajudam o sistema respiratório. Combate tosse e bronquite, além de melhorar infecções na boca e ouvido. Pode ser usado como chá, tempero ou com seu óleo essencial.

Hortelã – muito utilizada para tratar problemas da garganta. A ingestão da hortelã pode ser feita tanto em forma de chá, como água saborizada ou em saladas e até sopas ou refogados.

Manjericão – Além de ser rico em vitaminas, o manjericão também tem propriedades medicinais. É usado como antibacteriano, antioxidante e antiespasmódico. Tem propriedades que auxiliama digestão. Pode ser usado em saladas, massas, sopas e outras receitas. Também fica ótimo para aromatizar o azeite, por exemplo.

Alecrim – A essência de alecrim ajuda a estimular o cérebro e melhorar a memória. Sua ingestão em receitas como no pão ou em chás auxilia no tratamento de dores reumáticas e contusões. Também é usado no combate a problemas respiratórios, além de equilibrar a pressão arterial e reduzir o estresse

Lavanda – a lavanda ou alfazema traz benefícios calmantes para o emocional, ajudando no combate ao estresse, ansiedade e insônia. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias, ajudando a melhorar peles com acne ou desidratadas, revigorando as células. Pode ser usada como óleo ou como chá dos botões.

Lembre também (neste link) as dicas que o Professor Daniel deu anteriormente. Alimentos e temperos que podem contribuir para o aumento da imunidade, além de uma receita de álcool gel!

3 comentários a "Aproveite a quarentena para montar uma horta em casa com ervas medicinais"

  1. otimo material… eu encontrei vi esse material sobre fazer hortas com crianças muito legal.

  2. otimo material… eu encontrei vi esse material sobre fazer hortas com crianças muito legal.

    https://bit.ly/hortacomcriancas

  3. Vinícius Favato | 31 de Maio, 2020 às 18:52 |

    As plantas medicinais são incríveis.
    Aprenda a cultivar Plantas Medicinais e obter produtos de alta qualidade com este curso.
    Acesse o link e aproveite: https://bit.ly/CultivePlantasMedicinais

Os comentários estão fechados.