Músicos se unem para ajudar crianças da Comunidade do Moinho

Musico sentado em um gramado, de pernas criadas com um violao no colo. ele tem bixhos de pleúcia ao seu lado e sorri para a câmera.
Paulo Bira participa da Live Pró-Curumim. imagem/divulgação

Evento online ao vivo terá participação de dez músicos que irão se apresentar no sábado (22) à tarde, incentivando doações para o projeto Curumim.

A Live Pró-Curumim será transmitida simultaneamente por algumas redes sociais, neste sábado (22),  das 15h às 18h. Dez artistas com repertório voltado ao público infantil estão confirmados. Além de não terem cobrado cachê para a apresentação, eles irão incentivar doações para a Associação Espaço Curumim. O projeto existe há 11 anos e acolhe crianças da Comunidade do Moinho, em São Paulo, fornecendo refeições, atendimento de saúde e diversas aulas.

Os organizadores da Live adiantam que os artistas criaram conteúdos e personagens especialmente para o evento. O roteiro foi todo pensado nas crianças e terá, além das músicas, também piadas, intervenções, além das participações de fantoches. Participam do evento artistas de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Recife, entre eles a Palhaça Rubra e o grupo Manaká.

Adaptações na pandemia

A ação presencial do Curumim precisou ser modificada durante a pandemia. Por causa do isolamento, as aulas e oficinas foram suspensas. A Associação fornece cestas básicas, além de cobertores e brinquedos para famílias em situação de vulnerabilidade. As entregas acontecem todos os finais de semana. Nestes dias também servem uma refeição.

Para manter este trabalho é preciso receber doações, que podem ser feitas atrvés da página Benfeitoria. O link é https://benfeitoria.com/live-pro-curumim-unindo-forcas-contra-o-coronavirus-h0l. Haverá um QRCode na tela, durante a live, para facilitar as doações. Ela será transmitida pelas redes sociais da Associação Espaço Curumim, Youtube, Facebook e Instagram, além dos perfis dos participantes.

Saiba mais sobre cada um dos artistas confirmados:

De Recife.PE:
  • Carol Levy, é  cantora e contadora de histórias. Teve um programa no ar na Globo Nordeste, fez turnês pelo Brasil, participou de TED Talk e possui canal no instagram e youtube.
De São Paulo.SP:
  • Jonathan Faria. As crianças o conhecem pela televisão. Ele está no ar no Quintal da Cultura!  Além de ator, ele também é músico da Marmanjos Music, uma banda que faz músicas para crianças.
  • Palhaça Rubra. Uma artista multiplataforma que tem um programa na TV Rá Tim Bum e um canal de YouTube, ambos chamados “Rubra e as Criaturas”. Ela é um dos nomes mais conhecidos no universo infantil da atualidade. É uma especialista em improvisos.
  • Márcio Araújo, tem um podcast na Alpha FM “Estrepolias Musicais” em que dá informações sobre a música infantil brasileira. Tem um canal no Youtube, a TV Márcio Araújo.  Como roteirista, foi um dos criadores do Cocoricó e também escreveu para o Mundo Ripilica do Discovery, Zapping Zone, TV Xuxa e Papati Patatá.
  • Ilha da Lua,  Música para bebês. Criado em 2006 pela atriz, cantora, compositora e professora Sandra Oakh e pelo músico e produtor Ramiro Marques, é um projeto de criação, produção, divulgação e ensino de música para bebês e crianças.
  • Paulo Bira Compositor, autor do CD “Brasileirinhos – música para os bichos do Brasil”. Zeca Baleiro, Suzana Salles e Paulo Tatit, Skowa, Mario Manga, Jerry Espíndola e a atriz Marisa Orth interpretam as canções.
Do Rio de Janeiro:
  • Manaká, projeto musical multilinguagem formado pelo casal Liv Izar e Xico Ahbreu, celebra a infância como um estado de espírito vivo, no qual a alegria e o livre brincar são preservados. Foi apontado recentemente pelo jornal O Globo como um dos oito melhores trabalhos para crianças.
  • Glorinha e Renato, são músicos multi Instrumentistas, atores e produtores musicais Independentes. Cantam, com irreverência e bom humor, temas como o Meio Ambiente e a Vida Feliz e divertida. Participaram  do “Playing for Change Day Kids-Projeto Mundial”, “ABZ do Ziraldo na TVE”, gravaram o “Programa Música Animada da TV Brasil”.
em close, vistas de lado uma menina negra com trancinhas olhando de frente para a Pallhaça Rubra, que sorri.
A Palhaça Rubra é uma das participantes da Live Pró-Curumim.
Live Pró Curumim
Sábado (22), das 15 às 18h
Canais: 
youtube.com/associaçãoespaçocurumim
Facebook @associaçãoespaçocurumim
Instagram @associaçãoespaçocurumim