Orquestra Ouro Preto comemora 20 anos com live e ações online

imagem de músicos de uma orquestra no palco, todos em pé, vistos de longe, no momento de agrdecimento.
Orquestra Ouro Preto - foto: Íris Zanetti

Além da apresentação de aniversário que será esta noite (21), às 20h30, ao vivo pelo YouTube, a Orquestra disponibilizou vários concertos em seu site e mantém aulas online.

A Orquestra Ouro Preto fará sua primeira apresentação ao vivo pela internet esta noite. O concerto irá reunir os músicos em um palco, tomando todos os cuidados quanto a distanciamento, e sem plateia no local. Será no Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte/MG. Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, o concerto que celebra os 20 anos da orquestra terá repertório variado: rock orquestrado dos Beatles, sucessos de Alceu Valença, músicas mineiras de Fernando Brant e Milton Nascimento, clássicos do cinema e muito mais.

O maestro Rodrigo Toffolo destaca a escolha das músicas para esta noite como uma linha do tempo. “Será a primeira vez que vamos apresentar no mesmo concerto um repertório que abrange vários projetos da nossa trajetória de duas décadas. É uma live para celebrar e mostrar a versatilidade do nosso repertório”. Para garantir a segurança de todos, o médico infectologista Aílton Alves Jr criou, com base nas normas da OMS, um protocolo específico para a ocasião.

MESA BRASIL SESC
A live será apresentada a partir de um dos palcos do SESC e colaborando com a casa, vai abrir espaço para doações ao projeto Mesa Brasil. Trata se de um programa nacional do SESC, que entre outras ações distribui alimentos para famílias carentes, dedicado ao combate à fome e ao desperdício.

O ano segue Online

Em consequência da pandemia, todas as atividades presenciais de músicos, maestro e funcionários da Orquestra foram suspensas. Mas para não interromper as apresentações e a oferta de música para o público, uma série de conteúdos vem sendo distribuído pela web. São concertos inéditos que foram resgatados, os lançamentos que estavam previstos para este ano e novos arranjos feitos na quarentena.

Um dos lançamentos foi o álbum Orquestra Ouro Preto – The Beatles Vol. 2, disponível em todas as plataformas. Novas versões de músicas do projeto Valencianas, uma parceria com Alceu Valença, também estão disponíveis. O conteudo vem de shows realizados no Brasil e Portugal. É o Valencianas em Casa, que une a música pernambucana à clássica, uma característica do experimentalismo da Orquestra.

Academia de Música Online

O projeto socioeducacional Academia Orquestra Ouro Preto continua ativo, em uma versão completamente adaptada ao distanciamento. Trata-se de um projeto voltado a jovens instrumentistas com algum conhecimento, com a proposta de aperfeiçoar seus talentos. “São músicos já iniciados, mas que encontram uma série de obstáculos para dar prosseguimento ao sonho de se tornarem profissionais, sobretudo, devido ao alto custo dos investimentos”, explica o maestro Rodrigo Toffolo.

Durante a pandemia, as aulas migraram para o ambiente virtual e foi possível manter as bolsas. No novo sistema, os  alunos seguiram seus estudos gravando o material, enviando aos instrutores e recebendo o retorno. Melhor ainda que a manutenção, em junho o projeto ampliou suas vagas dando mais oportunidade para jovens que estavam desempregados no período da quarentena. Hoje são 42 alunos, todos bolsistas.