Cultura coreana é visitada em passeios virtuais à Seul

imagem da parte de cima de um templo coreano em primeiro plano e atrás predios modernos com fachada de vidro.
Seul - imagem Jacqueline Macou/Pixabay

Os tours acontecem às quintas-feiras e simulam uma caminhada por bairros e pontos turísticos da capital coreana, com comentários ao vivo dos apresentadores.

A cultura coreana e, em especial o fenômeno KPop, conquistaram os adolescentes do mundo e do Brasil. Os olhares destes jovens se voltaram a um país que há pouco não estava entre os mais desejados destinos para férias ou intercâmbio. Para mostrar uma pouco mais sobre a cultura e as paisagens locais, começando pela capital Seul, o Centro Cultural Coreano Brasil (CCCB) criou o projeto “Tour pela Coreia“.

As lives desta série simulam um passeio guiado. Elas têm imagem em full HD e mostram o ponto de vista do expectador. Em cada uma delas, acontecem sorteios de brindes relacionados à cultura local.

As lives acontecem às quintas-feiras, às 19h, com narração ao vivo. Os bairros exibidos mesclam o tradicional da cultura coreana com a modernidade. Há comentários sobre as lojas e marcas em alguns bairros, assim como os trajes tradicionais daquele país. Assim como em outras grandes cidades do mundo, a frequencia e a rotina em alguns bairros se modificam entre o dia e a noite. Por este motivo, a região de Insadong, por exemplo, que já foi mostrada durante a noite, terá sua exibição com a luz do sol.

Insadong

Nesta quinta (17), o convite do CCCB é para um passeio à tarde no bairro de Insadong, considerado como o lar do artesanato coreano. Lá está uma grande concentração de antiquários e galerias. É um local importante para a difusão da cultura coreana, abrigando diversas empresas especializadas em caligrafia. A live acontece como um passeio pelas ruas e permite observar vários dos objetos à venda nestes antiquários. São leques, lanternas, cachimbos e pequenas estátuas, entre diversos achados.

A live de estreia da série “Tour pela Coreia” mostrou o lado ‘boêmio’ do bairro. Vários restaurantes e bairros com muitas luzes e pessoas andando por vielas estreitas. Há também lojas de lembrancinhas coreanas. A região tem ligação forte com a história e a cultura locais, aspectos comentados durante as lives. O bairro cresceu em torno de uma rua de 700m, de mesmo nome, que se estende da 63ª avenida até a 136ª avenida e faz parte da área de Jongno 1-4 dong.

Lives anteriores

Para quem associa a Coréia do Sul a seus templos e palácios, a live que passeio por Bukchon Hanok Village pode ter atendido essa curiosidade. A vila é cercada por dois dos mais imponentes palácios localizados em Seul, além do Santuário Jongmyo. Nesta área de cidade estão centenas de casas tradicionais, chamadas hanok, que datam da dinastia Joseon. O Palácio Gyeongbokgung, construído em 1395, chamado de Palácio do Norte, é considerado o mais bonito de todos. Este passeio, como os demais está disponível no youtube, para quem quiser tirar suas próprias conclusões.

A outra live realizada nos levou a Hongdae, um bairro cheio atividades criativas, diversão, comida e compras. Natural para um local que fica bem em frente à Hongik University, conhecida por seu programa de belas-artes.Há algumas décadas, estudantes da universidade, jovens artistas montaram seus ateliês nesta área. A área tornou-se extremamente popular entre os jovens. Mesmo que hoje em dia já não haja tantos ateliês de arte, os clubes e bares mantém o espirito criativo da região.

Para assistir: 
Insadong à tarde!
Quinta, 17.09, às 19h - ao vivo
https://youtu.be/r7opwAPM_Jc

Episódios anteriores:
Insadong à noite
https://www.youtube.com/watch?v=fIKh4IClJKw
Hongdae
https://www.youtube.com/watch?v=dg7h6PVuKOY
Bukchon Hanok Village
https://youtu.be/zyL2-6wjK1Y