Desafios da coreografia de teatro à distância

retratos do coreógrafo e da atriz em close.
Der Gouvea e Carla Passos conversam sobre A Vida das Bonecas Vivas (fotos: Siwek e Hudson Motta)

Live no Instagram apresenta bastidores do processo de criação do espetáculo A Vida das Bonecas Vivas, que estreia em novembro

Nesta segunda (28), às 19h, o coreógrafo Der Gouvea irá conversar com a atriz e assistente de direção Carla Passos sobre os desafios para preparar o corpo no isolamento. A experiência em questão é a montagem de “A Vida das Bonecas Vivas”. Trata-se da segunda live que promove o espetáculo de dança-teatro com estreias previstas para novembro (online) e março (presencial).

A ideia desta e de outras prévias é permitir ao público conhecer um pouco mais sobre a produção teatral. Especialmente este ano, os desafios desta realização são maiores, em função do necessário distanciamento. Na primeira live, ocorrida em agosto, o diretor Dan Nakagawa e o dramaturgo Lucas Vanatt falaram sobre o processo de criação e construção de A Vida das Bonecas Vivas.

A montagem investiga questões existenciais, filosóficas e de identidade, por trás de homens (reais) adeptos a um movimento em que se vestem com roupas de silicone que imitam os corpos femininos. A Vida das Bonecas Vivas conta a história de um homem de meia idade, em uma crise profunda de existência, decide viver uma nova experiência, no corpo de uma boneca viva.  Os conflitos dessa escolha são mostrados na trama, através da dança.

O coreógrafo Der Gouvea irá falar sobre o desafio que um enredo como este carrega. E de como é coreografar, fazer preparação corporal e ensaiar à distância, no isolamento. Na conversar com a assistente de direção da peça, ele também irá comentar o desafio para estabelecer uma linguagem cênica que envolva atuação e a dança.

A Vida das Bonecas Vivas
Coreografia e preparação corporal: Der Gouvea
Assistência de direção: Carla Passos
Live (hoje): 28.09, às 19h
Instagram: @avidadasbonecasvivas e @andersongouvea_der