Começa hoje o Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol

imagem em preto e branco do documentário Três no Tri, que será exibido no Cinefoot.
Três no Tri, documentário que será exibido no Cinefoot. imagem: divulgação

Evento em formato online e gratuito terá documentário argentino na abertura e mais 75 filmes em longa e curta metragem ao longo de uma semana.

A 11˚edição do Cinefoot tem este ano, de formato online, um número recorde de filmes no acervo. São 59 filmes brasileiros, além de 17 internacionais, competindo em Mostras de Curta e de Longa Metragens, com votação popular. A exibição será na plataforma Innsaei.tv que pode ser acessada pelo computador, celular ou tablet.  A abertura será na noite desta sexta (20), com o documentário argentino Loteca (Prode), do diretor  Mauro Beccaría.

A programação segue até dia 27, com a exibição dos filmes das mostras competitivas e também seleções temáticas especiais (veja abaixo o link para a programação completa). A programação paralela inclui mesas-redondas, transmitidas pelo Youtube. Uma sessão especial que estreia na quarta (25) apresenta três episódios da série baiana “Donas do Baba”, de Tais Bichara e Rodrigo Luna. A série documental traz histórias e rotinas de mulheres com diferentes relações com o futebol.

Para a escolha dos vencedores das duas mostras competitivas do Cinefoot será considerado exclusivamente o voto popular. Os filmes permanecerão disponíveis por 48 horas para visualização e voto do público após a estreia. A premiação será realizada no evento online de encerramento do Festival, dia 27/11, às 20h30.  São 37 filmes competindo em curta metragem e oito filmes na competição de longas.

Mesas Redondas

Serão sete debates transmitidos através de diferentes canais do Youtube, acontecendo de sábado (21) até quinta (26). Todos estes conteúdos de debate têm prolongamentos em filmes disponibilizados nas diversas mostras. Sábado (21) às 19h30, o bate-papo acontece no canal do Museu do Futebol e terá como tema os 80 anos de Pelé. Domingo (22), às 20h, pelo mesmo canal,  o tema será “Superstição e Futebol”.

Segunda (23) a mostra segue com filmes e às 19h, mais uma mesa redonda falando de 70 anos de histórias do Maracanã, transmitida pelo canal de Youtube do Ludopédio. O debate irá partir da perspectiva da diversidade. Na terça (24), pelo mesmo canal será realizada a mesa redonda Futebol e Televisão, a partir das 19h. O debate deve girar em torno da forma como o futebol “tomou conta” desta mídia e criou um mercado específico para ela.

Quarta-feira, as mesas-redondas acontecem no canal de Youtube do Cinefoot. Às 18h, uma homenagem a Barbosa, um dos maiores goleiros que o Brasil já teve. A final no Maracanã gerou uma injusta condenação, que acompanhou por toda a vida. Há 20 anos o Brasil perdia Barbosa e sua filha luta para preservar sua história. O Cinefoot confere a Honraria Futebol Arte 2020 para Moacyr Barbosa.

Às  20h, mesa redonda com o tema Negritude FC, Várzea, Resistência e Luta. O time fundado na zona leste paulistana, há 40 anos, chegou a ter seu nome censurado sob a alegação de suscitar conflitos raciais. O Cinefoot confere a Honraria Gol de Placa 2020 ao Negritude F.C.  Fechando a programação de mesas redondas, quinta (26), através do Youtube do Centro de Artes UFF, será realizada uma sessão com debate. Após a exibição de quatro curtas, os realizadores conversam com os professores Rosana da Câmara e Leonardo Macario, da UFF.

Veja ou baixe a programação completa por este link!

COMO ASSISTIR
Via Web
Acesse: www.innsaei.tv  
Via App 
Aplicativo InnSaei disponível para iOS e Android. 

Nos dois casos, basta fazer um cadastro simples com nome, email e senha em um formulário ou usar a conta Facebook ou do Gmail.

2 comentários a "Começa hoje o Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol"

  1. a relação dos filmes?

    • São mais de 70 filmes, Cláudio! Por este motivo não listamos todos na matéria e apenas deixamos um link para se baixar em PDF!
      Vamos postar diariamente no Instagram a programação, também!

Os comentários estão fechados.